Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

Ideias chave do debate entre Rui Costa e Francisco Benítez

07 out, 2021 - 23:27 • Redação

O presidente demissionário e o líder da concorrência debateram temas como os processos judiciais do Benfica, a estrutura da SAD, transferências de jogadores e objetivos para o futebol.

A+ / A-

Rui Costa (Lista A) e Francisco Benítez (Lista B) digladiaram argumentos, esta quinta-feira, na BTV, a dois dias das eleições à presidência do Benfica. A Renascença apresenta-lhe as ideias essenciais do debate.

Processos judiciais


Francisco Benítez: "Estamos aqui porque o ex-presidente foi preso. Pessoas como Domingos Soares Oliveira e Miguel Moreira, que também estão implicados, continuam no clube e vão fazer parte da lista de Rui Costa. Isto assusta. Queremos implementar a limitação de mandatos, três no máximo, e um portal de transparência. Quando for eleito, os órgãos sociais da minha lista vão entregar uma declaração patrimonial ao Conselho Fiscal para saber qual é o nosso património quando entramos aqui. Precisamos do Benfica para viver, mas não para comer."

Rui Costa: "O Benfica não foi acusado de nada. Presunção de inocência, ainda ninguém foi acusado de nada. Quem ganhar as eleições terá a responsabilidade de lidar com estes processos. O que todos queremos é que eles acabem. Temos várias medidas. É importante que os adeptos nos ouçam sobre as transferências. Não fiz isso a 1 de setembro para não ser olhado como campanha eleitoral."

Auditorias


Rui Costa: "O Benfica está a fazer uma auditoria forense aos processos em curso. Estou na disponibilidade de fazer todas as auditorias necessárias para que os adeptos tenham plena consciência do que está a ser feito internamente. Não há acusações. A haver, são fora do âmbito do Benfica. O que pretendo é que após a auditoria não haja mais processos.."

Francisco Benítez: "Queremos uma auditoria forense a todo o grupo, sobretudo ao nível dos atos de gestão, para perceber se há indícios de crime e para poder explicar aos sócios do Benfica o que se passou nestas duas décadas. Rui Costa como jogador era um homem com uma visão enorme, mas parece que como gestor deixou de ver tudo."

Estrutura da SAD


Francisco Benítez: "Queremos alterar substancialmente a composição da SAD. Vamos colocar mais dois ou três administradores que dominem completamente o negócio do futebol. Não vou tolerar na SAD e nos órgãos sociais pessoas que não sejam benfiquistas. Comigo, os administradores da SAD só receberão prémios quando houver resultados desportivos e financeiros. Caso um não aconteça, não haverá prémios para ninguém."

Rui Costa: "Do lado da lista B há uma panóplia de gente a perceber de futebol. Desaconselho vivamente. Isso é quase uma comissão e não uma estrutura. Não sei se conhecem a diferença entre um diretor desportivo e um diretor para o futebol. Esta administração devolveu ao Benfica a potência financeira que tem hoje. É uma referência mundial em termos de gestão. Há coisas a melhorar e vou ter papel fundamental. É preciso ter conhecimento. Garantido que o clube nunca perderá controlo da SAD."

Regulamento das eleições por retificar


Rui Costa: "Aceitei tudo o que fosse melhor para o clube, pela transparência, para que depois de dia 9 não haja reclamações por isto ou por aquilo. Que as eleições decorram à Benfica. Foram abertas todas as portas para que não haja dúvidas. Eu estou como presidente do Benfica há três meses, não há 13 anos. A primeira coisa que fiz quando entrei para presidente foi dizer: 'Quero tudo limpinho. Quero tudo muito claro'."

Francisco Benítez: "Foi uma abertura forçada, não genuína. Ainda bem que marcou as eleições para agora, porque é sinal de que o Benfica está a ganhar, mas quando tomou posse devia ter marcado logo eleições. Teria permitido, em vez de estarmos aqui só dois, estarem três ou quatro."

Associativismo e cartão do adepto


Francisco Benítez: "Quem está a ser prejudicado com o cartão do adepto é o Benfica, que tem a maior massa adepta de Portugal. Devíamos ser muito mais interventivos. Falar com Liga e Federação para de uma vez por todas saber o que podem fazer levar o Governo a revogar este diploma inconstitucional. Se isso não funcionar, pôr o Estado em tribunal."

Rui Costa: "Estamos há dois meses a combater o cartão do adepto. Hoje mesmo ficou esclarecido e penso que temos isso carimbado, para que a zona fique reduzida a 50%. O Benfica tem sido dos clubes mais influentes para acabar com este maldito cartão do adepto, que é uma aberração."

Futebol masculino: transferências


Francisco Benítez: "Andámos a navegar à vista. Num dia, o 'chief scout' tem muita importância, depois não. Num dia, é o treinador que diz quem se contrata, no outro não. Não podemos ser um entreposto. O Benfica não pode comprar jogadores para vender, tem de comprar jogadores para vencer. Queremos acabar com a intermediação. Não é acabar com os agentes, é com os intermediários. Qual é a mais-valia que o senhor Bruno Macedo deu, que depois acabou na operação 'cartão vermelho'?"

Rui Costa: "A visão da Lista A é a deste mercado. Contratou sete jogadores que estão a fazer a diferença. É o 'scouting' que faz estas análises constantes para depois escolhermos. O 'scouting' analisa, não contrata. Antes de falar do 'scouting', há que perceber como funciona. Não posso contratar jogadores dos quais gosto muito, mas que não servem o meu treinador. Há aqui um triângulo para que as contratações sejam efetivas. Pode trazer os maiores estrategas do futebol para o Benfica que eles vão falhar contratações. Isso acontece em todos os clubes."

Futebol masculino: objetivos


Rui Costa: "O objetivo é recuperar a liderança do futebol nacional. Há uma estratégia: um plantel curto e que conte com a formação, como está a acontecer esta época. O Benfica tem de liderar em tudo: futebol, instituições, papel social. Quero unir o clube, aproximar os adeptos e ganhar."

Francisco Benítez: "O objetivo para o futebol é ganhar três campeonatos em quatro. Queremos uma presença constante e consistente nos oitavos de final da Champions."

Futebol masculino: formação


Francisco Benítez: "No Benfica formamos e compramos para vender. Temos de formar para ganhar. Assim que um jogador chega à equipa principal começa logo um frenesim para tentar vender o jogador por muitos milhões. Se o Benfica estiver consistentemente nos oitavos e quartos de final da Champions, os jogadores já não quererão sair de uma equipa vitoriosa."

Rui Costa: "É fácil dizer isso. Temos muitos campeões nacionais saídos da formação. Isto vai muito além do dinheiro que entra no Benfica. Tem muito a ver com a intenção dos jogadores e com a projeção das Ligas. Eles próprios já não querem cá ficar e nós não temos capacidade de os fazer ficar."

Leia mais aqui.

Futebol feminino


Rui Costa: "Pouco mais a dizer que não elogiar o trabalho desenvolvido. Entrámos este ano na Liga dos Campeões, criámos equipa B, criámos todas as categorias dos sub-19 aos sub-13 e fomos campeões em todas. É um projeto fantástico, para crescer. Daqui a pouco, acredito, só entra na Champions masculina quem tiver futebol feminino e aí já estamos à frente. Temos de criar mais infraestruturas para albergar as nossas equipas femininas, seja pelo alargamento do Seixal ou pela criação de uma cidade desportiva. Quando estiverem estáveis, poderão passar para a SAD."

Francisco Benítez: "É pena termos sido dos últimos grandes a chegar ao futebol feminino, mas chegámos bem. Aplaudo que o futebol feminino vá para o Seixal. O futebol feminino deve juntar-se ao futebol masculino e entrar na SAD. Estou de acordo que o Centro de Alto Rendimento tem de avançar nos próximos anos, faz todo o sentido, mas não faz sentido colocar lá o futebol feminino porque conquistou o direito de estar no Seixal, que deve ser a grande cidade do futebol do Benfica. Alargar o Seixal para poder ter mais formação feminina e poder ter mais futebol feminino lá faz todo o sentido."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+