Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedro Henriques

Clássico "não terá a mesma tensão" de um jogo pelo título

03 mai, 2021 - 12:45 • João Fonseca

Pedro Henriques, antigo jogador de Benfica e Porto, lembra que apesar da vontade em garantir o 2º.lugar, o embate será mais calmo por não ter cheiro a campeão. O regresso dos três centrais e os casos Sérgio Conceição e Corona em análise pelo comentador.

A+ / A-

Benfica e FC Porto jogam esta quinta feira pelo 2º. lugar do campeonato, jogo que, na opinião de Pedro Henriques, "não terá a mesma tensão" para os jogadores. No entanto, o antigo lateral dos dois clubes salienta que não deixa de ser um clássico e o ambiente será intenso.

A Bola Branca, Pedro Henriques lembra que a cultura que se vive na Luz e no Dragão é diferente, num embate que em rivalidade já supera o Benfica-Sporting de outros tempos. Em causa, está o acesso direto à Liga dos Campeões, ao "baú para garantir a entrada de dinheiro diretamente", até porque disputar o acesso à fase de grupos nunca é uma garantia, como experienciaram as águias no início desta temporada.

Apesar das circunstâncias em que se jogará a partida, diferente dos últimos anos, sem ser para o título, este será um desafio "quase de vida ou de morte".

Pedro Henriques sublinha que culturalmente este é o confronto vivido com "mais intensidade", mostrando até e quase sempre "um Porto mais forte", enquanto que nas águias "é importante, mas sem o mesmo dramatismo".

As ausências, as presenças e a estratégia

O FC Porto deve apresentar-se sem Tecatito Corona, lesionado. O mexicano tem sido “decisivo, principalmente nestes jogos”, mas a sua ausência não deverá enfraquecer os atuais campeões nacionais.

“O Porto fica com menos uma solução no banco, à partida jogará com Luis Díaz e Otávio, agora perde o jogador que nos últimos anos tem sido o mais decisivo no campeonato”, refere Pedro Henriques.

Em sentido contrário pode estar Sérgio Conceição. O treinador pode vir a sentar-se no banco de suplentes depois de interpor uma providência sobre o castigo que cumpre. O ex-jogador concorda que será melhor para a equipa, embora não vaticine “um Porto mais fraco sem o treinador principal”.

Do outro lado, o regresso do argentino Otamendi levará Jorge Jesus a recuperar o sistema de três centrais, “até porque em condições normais o Porto jogará com dois homens na frente”, considera o antigo lateral, atual comentador de futebol.

Há quatro pontos a separar os dois rivais, com o FC Porto na 2.ª posição do campeonato e o Benfica logo atrás. O clássico, a contar para a jornada 31 da I Liga, joga-se esta quinta-feira, às 18h30.

Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+