Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica

Hélder Cristóvão: "Diogo Gonçalves está a ser preparado para ser um excelente lateral"

30 out, 2020 - 12:45 • João Fonseca

O antigo jogador do Benfica explica que o agora lateral já percebeu que não pode perder nova oportunidade no Benfica. Hélder apoia promoção de Otamendi a capitão e confia no sucesso europeu dos encarnados.

A+ / A-

Hélder Cristóvão, antigo capitão e central do Benfica, e durante algumas temporadas treinador na formação e equipa B, aprova, em declarações a Bola Branca, a adaptação de Diogo Gonçalves a lateral-direito.

O técnico recorda o "jogador franzino" com quem trabalhou e com características apropriadas a extremo ou como segundo avançado.

O seu crescimento acentuou-se nas duas épocas em que acabou emprestado, primeiro em Inglaterra, no Nottingham Forest e depois no regresso a Portugal, no Famalicão. Foi aliás, no emblema minhoto e sob o comando de João Pedro, que experimentou a posição de lateral.

Hélder acompanhou com satisfação a exibição de quinta-feira, diante do Standard de Liège, explicou que foi "o jogo ideal" para dar os primeiros passos como defesa direito do Benfica.

O ex-internacional português considera que Diogo sabe da importância que tem a oportunidade que lhe está a ser dada neste regresso à Luz e que sob a orientação de Jorge Jesus "vai crescer muito no conhecimento do jogo" e que inclusive, o seu treino vai dar-lhe ferramentas "para ser um excelente lateral".

"Vai dar-lhe muito em termos tático e em termos de mais uma posição. Conhecendo o Jesus, Diogo está a ser preparado para ser um excelente lateral, mas tudo depende da disponibilidade dele, vê-se que quer agarrar oportunidade com unhas e dentes e assim fica mais fácil", diz.

Sobre o confronto com os belgas, aplausos para a presença de público, sem esquecer "a consciência social" de cada um para não colocar em causa a saúde pública. Quanto ao jogo, revelou um Benfica "forte coletivamente", e com individualidades que podem resolver os jogos. Acreditando que brevemente, a equipa liderada por Jorge Jesus também "será forte a nível europeu".

Como antigo capitão das águias, o ex-internacional desvaloriza a polémica sobre a promoção de Otamendi ao lote dos que envergam a braçadeira. Hélder reforça o exemplo já dado por Jesus, sobre idêntico episódio ocorrido com Bruno Fernandes no Manchester United.

"Parece-me bem, não me choca nada. Um jogador com a classe de Otamendi e pelo percurso que tem, vejo as coisas de forma natural. O Benfica é uma instituição gigantesca e os jogadores têm que passar por um processo para envergar a braçadeira. Mas Otamendi não tem que passar por ele, porque já o fez durante a sua carreira", justifica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+