“Beira Mar ficou destruído e perdeu tudo, mas hoje tem futuro”

27 jan, 2022 - 07:00 • Pedro Azevedo

Clube aveirense celebra 100 anos de existência e o presidente da direção garante que a tempestade já passou, anunciando uma nova vida com o sonho do regresso à Primeira Liga.

A+ / A-

O Sport Clube Beira-Mar é um histórico do desporto português. O clube aveirense tem tradições em várias modalidades e na mais representativa, o futebol, regista 27 presenças no escalão máximo, tendo como melhor classificação o sexto lugar, em 1990/91, com o treinador Vítor Urbano no comando técnico da equipa.

O clube completa 100 anos neste mês de janeiro. Foi fundado no primeiro mês de 1922. Os fundadores atribuíram o nome de Beira-Mar, porque nasceu num bairro com o mesmo nome.

“O clube foi fundado no bairro da Beira-Mar, um bairro muito pitoresco do centro histórico da cidade. O bairro e a cidade estão umbilicalmente ligados e foi nesse bairro histórico que o clube nasceu, daí a origem do nome Sport Clube Beira-Mar”, explica Afonso Miranda, em entrevista a Bola Branca. O dirigente tem 33 anos e é, desde abril do ano passado, o 40º presidente da história do Beira-Mar.

Os feitos marcantes do clube

O principal feito dos 100 anos de história do Beira-Mar foi a conquista da Taça de Portugal, no Estádio Nacional, no Jamor, no dia 19 de junho de 1999. O Beira-Mar venceu por 1-0 o Campomaiorense com golo de Ricardo Sousa, filho do então treinador da equipa, António Sousa.

Na Segunda Liga, o clube aveirense tem títulos nacionais alcançados em 2006 e 2010. Em 2012/13 participou pela última vez na Primeira Liga de Futebol.

“Os feitos desportivos são importantes e perduram na memória de quem ama o nosso clube como a conquista da Taça de Portugal, a ida à Taça UEFA, a disputa da final da Taça com o Porto em 1991, as várias subidas de divisão e o momento importante alcançado por Anselmo Pisa, um treinador que fica ligado à história do clube, subindo a equipa de futebol do último escalão da distrital à primeira divisão nacional. Mas apesar destes bons momentos da história do Beira-Mar, prefiro destacar os milhares de pessoas que o clube formou, originou e apaixonou. A verdadeira essência do Beira-Mar são as pessoas e é para elas que o clube existe. Esse propósito tem sido alcançado nos últimos 100 anos e é o grande feito deste clube”, considera Afonso Miranda.

A queda nos distritais e o colapso financeiro

Como consequência da gestão de uma SAD que causou fortes danos ao clube, o Beira-Mar entrou num precipício e em 2015 desceu aos distritais por razões administrativas, depois de falhar os pressupostos financeiros necessários para a inscrição nas provas nacionais da Liga e Federação, sendo forçado a recomeçar do zero.

“O Beira-Mar infelizmente ou não, porque há males que vêm por bem, teve de se restruturar e recomeçar. Houve uma SAD que correu muito mal para nós e destruiu completamente o clube deixando vários milhões de euros de passivo para pagar. Nós, com a nossa determinação e capacidade de trabalho e superação, muito típicos das pessoas do Beira- Mar, decidimos não deitar o clube abaixo, restruturá-lo financeiramente e dar nova vida. Arregaçámos as mangas, renegociámos com os credores as dívidas a quem pagámos todos os meses e hoje estamos bem equilibrados no ponto de vista financeiro. Do ponto de vista das infraestruturas também não tínhamos nada”, lembra.

A nova vida do Beira-Mar

Depois da descida em 2015 aos campeonatos distritais, a equipa do Beira-Mar ainda voltou a jogar durante cinco anos no Estádio Mário Duarte reaproximando os adeptos que andavam de costas voltadas para o clube com os jogos no Estádio Municipal.

Em junho de 2020, o Estádio Mário Duarte foi demolido para dar lugar à expansão do Hospital de Aveiro. Na mesma altura, deu-se início à construção do Complexo de Futebol nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro, uma obra da Câmara Municipal de Aveiro entregue à gestão do Beira-Mar.

“Essa infraestrutura devolveu ao clube condições de trabalho para o desenvolvimento do futebol de formação, bem como para os treinos do plantel sénior. Recordo que do ponto de vista das infraestruturas não tínhamos nada. Perdemos o pavilhão, as piscinas e o malogrado e saudoso Estádio Mário Duarte que nos deu muitas conquistas e vitórias. Mas hoje temos futuro. Junto ao Estádio Municipal de Aveiro um complexo desportivo para o futebol com um relvado e três sintéticos onde o futebol todo, formação, seniores e veteranos treinam”, detalha.

Os projetos para o ano do centenário

A celebrar neste mês de janeiro 100 anos de vida, o SC Beira-Mar tem novos desafios para o futuro imediato.

“Hoje temos condições de topo, das melhores nacionais para desenvolver a prática do futebol. Também estamos a lutar para ter uma sede digna que faça jus à nossa história e essa é uma das conquistas que temos para este ano. Mas felizmente hoje temos um estádio de europeu e um complexo para desenvolver o nosso futebol que inveja aos principais clubes da Primeira Liga. Falta um pavilhão para desenvolvermos as outras modalidades, mas que já está anunciado pelo município e esperemos que se concretize em breve”, deseja Afonso Miranda.

O que falta para regressar à Primeira Liga

O Beira-Mar ainda milita nos distritais de Aveiro. Atualmente lidera de forma destacada a Zona Sul do campeonato da Associação de Futebol de Aveiro. O clube precisa de fazer uma longa escalada até poder aspirar ao regresso ao principal escalão do futebol nacional.

“O que é preciso para o Beira-Mar voltar ao principal escalão do futebol português é serenidade, paciência e capacidade de nos superarmos e ter equilíbrio. Perceber que a bola é redonda. Às vezes entra, outras não, mas não é por isso que devemos hipotecar o nosso projeto", sublinha.

"O projeto assenta na sustentabilidade financeira, agregação social e capacidade de mobilizarmos novamente a sociedade, na infraestruturação e no cumprimento rigoroso das dívidas para nos credibilizarmos, pagando a quem devemos. Havemos de chegar lá, com calma e sem euforias tendo a consciência que um passo maior do que a perna nos levou praticamente ao abismo. Quando voltarmos, será seguramente com sustentabilidade financeira e social. É um sonho que demora tempo a concretizar-se, mas com ambição desportiva, calma e equilíbrio financeiro teremos a chave do sucesso para chegar ao primeiro patamar do futebol português. A seu tempo o Beira-Mar de certeza absoluta que o clube chegará novamente à primeira liga”, projeta o presidente do emblema aveirense.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+