Viva Livakovic, o herói dos penáltis da Croácia que foi criado pelo "avô"

06 dez, 2022 - 09:25 • Inês Braga Sampaio

Dominik Livakovic brilha no Dínamo de Zagreb e na seleção, mas foi sob a orientação de Zelko Njezic-Deda, lendário treinador croata, que aprendeu a ser guarda-redes.

A+ / A-

O novo herói da Croácia chama-se Dominik Livakovic. Tem 27 anos, é guarda-redes do Dínamo de Zagreb e, frente ao Japão, garantiu o apuramento para os quartos de final do Mundial 2022 ao defender três grandes penalidades.

Livakovic é apenas o terceiro guarda-redes a defender três penáltis no desempate num Mundial, depois do português Ricardo (contra a Inglaterra, em 2006) e do compatriota Danijel Subasic (Dinamarca, 2018). Na Rússia, Livakovic assistiu ao feito de Subasic desde o banco da Croácia, que chegaria à final (perdida para a França). Nesse Campeonato do Mundo, não competiu um único minuto.

Quatro anos depois, e do topo do seu metro e 88 centímetros de altura, Livakovic repetiu o feito de Subasic.

"É o que fazemos na Croácia. Viram isso há quatro anos. Continuo a tradição dos meus antecessores", sublinhou o ainda jovem guarda-redes, no final da partida.

O mais curioso é que Dominik Livakovic nem é especialista nos penáltis, conforme conta à Renascença Tomislav Ivkovic, antigo guarda-redes do Sporting que conhece o atual titular da baliza da Croácia "há muitos anos".

"O Livakovic não é especialista de grandes penalidades, mas já defendeu alguns no campeonato e noutras competições. É um homem muito sereno e muito calmo", revela o atual treinador do Borac, da Bósnia e Herzegovina.

Segundo os dados do "Transfermarkt", Livakovic defendeu 14 penáltis na carreira - sete ao serviço do Dínamo de Zagreb, outros sete ao serviço do NK Zagreb -, uma estatística que não contabiliza os defendidos em desempates por grandes penalidades.

Tanto Ivkovic como Livakovic têm ligação ao Dínamo Zagreb, enquanto guarda-redes. No entanto, é a uma pessoa especial que o antigo internacional pela extinta Jugoslávia atribui a escola do novo ídolo croata.

"Ele começou muito novo, com 17 anos, no NK Zagreb. É escola de um senhor treinador que é muito conhecido na Croácia, chamado Deda, que fez dele muito bom guarda-redes", explica.

Ivkovic refere-se a Zelko Njezic-Deda, treinador de guarda-redes que, na Croácia, era uma lenda. Foi um dos primeiros a ver talento em Dominik Livakovic. Contar a história de Dominik é contar a de Zelko, tal é a importância que o próprio guardião lhe reconhece na carreira - tornaram-se família, mesmo sem laços de sangue, e o jovem tratava o mentor por "Avô". Deda significa, em croata, "avô".

"O meu avô esteve comigo desde o início e é o maior responsável por onde eu estou hoje. Ensinou-me muito sobre a vida, como a humildade vem sempre em primeiro lugar. Mesmo hoje em dia, a humildade é o meu principal valor", disse Livakovic ao portal "24 Sata", em 2019.

Foi nesse ano que Dominik e Josip Condric, outro guarda-redes "criado" por Deda, ofereceram um Opel Corsa ao técnico, que não conteve as lágrimas. Foi "a prenda mais bonita" da vida de Deda, segundo o próprio, cujo carro anterior era de 1991.

Zeljko Njezic Deda passou a treinador de guarda-redes do NK Zagreb depois de terminar a carreira, aos 35 anos, devido a lesão. Tornou-se um símbolo do clube e a sua fama era tal que os pais levavam-lhe os filhos para que fizesse deles grandes guarda-redes. Uma das suas inovações foi a caixa de areia: era uma das pedras basilares do seu trabalho, pois "saltando da areia, ganhas velocidade, explosão e reflexos ainda melhores".

Treinou dezenas de guarda-redes, como Tomislav Piplica, antigo internacional bósnio. Andreas Kopke, treinador de guarda-redes da seleção alemã, aprendeu com os métodos de Deda. Manuel Neuer, do Bayern de Munique e da Alemanha, também bebeu da sabedoria do mítico técnico croata.

Foto: Friedemann Vogel/EPA
Foto: Friedemann Vogel/EPA
Foto: Neil Hall/EPA
Foto: Neil Hall/EPA
Foto: Neil Hall/EPA
Foto: Neil Hall/EPA
Foto: Lee Smith/Reuters
Foto: Lee Smith/Reuters
Foto: Abir Sultan/EPA
Foto: Abir Sultan/EPA

Numa entrevista ao jornal "Vecernji List", em janeiro de 2021, Deda contou que, mal Livakovic chegou a Zagreb, para representar o NK, percebeu logo que "seria um dos melhores guarda-redes do mundo". Dominik nunca se esqueceu de quem o ajudou a crescer.

"Mando-lhe várias mensagens e ele, normalmente, liga-me e diz: 'Avô, porque é que estás a mandar-me mensagens? Liga-me'. Eu tenho medo de estar a incomodá-lo. E ele responde sempre: 'Liga-me sempre que quiseres. Tu criaste-me'", recordou Deda nessa entrevista.

Terá sido uma das últimas entrevistas da vida de Zeljko Njezic-Deda. O mítico treinador de guarda-redes morreu a 6 de julho de 2021, enquanto dormia, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. Dominik Livakovic foi uma de muitos que homenagearam um homem que, de acordo com as histórias, nunca reclamou louros - melhor do que uma coroa era ver os guarda-redes que treinara brilhar.

Deda não viu Livakovic brilhar no Mundial 2022, mas Ivkovic sim. O antigo guarda-redes não esquece as origens de Dominik, mais jovem de rosto do que no cartão do cidadão, e acredita que o guarda-redes se tem valorizado tanto no Qatar que já vale "muito mais" do que qualquer clube português alguma vez poderia pagar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+