Seleção Nacional

​Miguel Lopes dá favoritismo a Portugal, mas alerta: “Cuidado com os turcos, são fervorosos”

23 mar, 2022 - 09:00 • João Paulo Ribeiro , Pedro Azevedo

Em véspera do "play-off" de acesso ao Mundial 2022, o internacional português que jogou cinco épocas no campeonato turco e defrontou a Turquia em 2012 deixa avisos à seleção portuguesa

A+ / A-

O internacional português Miguel Lopes jogou várias temporadas na Turquia e deixa avisos à seleção nacional na véspera da meia-final do “play-off”, no Estádio do Dragão. Querer, vontade e qualidade é a descrição da seleção turca.

“Uma das características dos turcos é quererem vencer qualquer tipo de jogo. Vai ser complicado porque são fervorosos e vão a cada lance como se fosse o último. Têm o querer, vontade e qualidade. Em 2012 jogamos com a Turquia no Estádio da Luz, antes de irmos para o Europeu e perdemos por 3-1. Na altura Portugal tinha uma excelente equipa. Esse exemplo é um aviso para termos cuidado”, refere Miguel Lopes, em entrevista a Bola Branca.

O lateral, de 35 anos, voltou este ano a Portugal, para o Estrela da Amadora, e foi quatro vezes internacional com Paulo Bento, em 2012.

Antes do Europeu desse ano foi titular frente à Turquia numa derrota por 3-1 no Estádio da Luz. O jogador que passou pelos quadros de FC Porto e Sporting jogou cinco temporadas na Turquia, ao serviço do Akhisar, de 2016 a 2019, e no Kayserispor, entre 2019 e 2021.

Numa comparação da atual seleção turca com a de há dez anos, Miguel Lopes reconhece mais qualidade à atual. “Ultimamente têm saído mais jogadores da Turquia para a Europa. Havia poucos, mas agora há muitos jogadores com qualidade na Turquia”, adverte.

Miguel Lopes assinala perigos no adversário da seleção portuguesa de quinta-feira no Estádio do Dragão, mas não tem dúvidas sobre a superioridade lusa.

“Portugal é favorito porque tem uma equipa com muito maior valor. Contudo terá de ser uma equipa coesa e com vontade de vencer porque uma das características dos turcos é quererem vencer qualquer tipo de jogo”, sustenta.

O perigo Burak Yilmaz


Entre os jogadores da seleção turca, Miguel Lopes destaca o faro de golo do avançado Burak Yilmaz, jogador de 36 anos que na presente época apontou sete golos pelo Lille, tendo somando na temporada anterior 18 golos pela equipa francesa.

Na seleção regista 30 golos em 76 internacionalizações sendo o jogador com mais golos (5) na fase de grupos de qualificação europeia para o Mundial, em que a Turquia ficou em segundo atrás dos Países Baixos.

“Se jogar o Burak Yilmaz, do Lille, é preciso ter em conta porque não desiste. É um avançado batalhador e está em campo, em permanência a cheirar o golo. No Lille fez bastantes golos e a fazer uma grande temporada. É um avançado que requer o máximo de concentração possível”, avisa Miguel Lopes.

A receita para derrotar a Turquia


Miguel Lopes olha para as duas seleções e deixa recomendações à equipa das quinas para derrotar a Turquia, e apurar-se para a final do “play-off” de acesso ao Mundial.

“Portugal tem de entrar muito forte, autoritário e a mostrar quem manda. Só dessa forma, poderá atemorizar os turcos. Essa tem que ser a atitude. Temos muito mais qualidade que a Turquia, mas teremos de conciliar a qualidade à vontade de vencer e ao querer. Só assim poderemos tornar o jogo mais fácil”, refere.

Portugal defronta a Turquia na quinta-feira, às 19h45, no Estádio do Dragão. Se passar, encontrará Itália ou Macedónia do Norte. Relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+