Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 20/04/2018

Visto de Fora

​Marcelo “é um homem surreal” que devia ser “usado” na diplomacia mundial

20 abr, 2018


Uma dose generosa de Marcelo Rebelo de Sousa, uma pitada de Emmanuel Macron, António Costa q.b., Jaquinzinhos, Petingas e Eurovisão para sobremesa são alguns dos ingredientes nos pratos servidos no "Visto de Fora" desta semana.

Marcelo “é um homem surreal” que devia ser “usado” na diplomacia mundial. “Não estou a brincar”, assegura Olivier Bonamici para quem a capacidade revelada pelo Presidente da República para criar empatia devia ser aproveitada em prol da Paz no mundo.

A conversa começa com a análise à visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa a Espanha. Begoña Iñiguez conta que foi notícia e “teve muito eco” no país vizinho. “Em Espanha, todos gostam dele.”

O Presidente português foi aplaudido por todas as bancadas das duas câmaras das Cortes, em Madrid e isso “não é normal”, salienta a jornalista.

Na análise de Begoña Iñiguez, a visita revelou grande sintonia entre os chefes de Estado e de Governo das nações ibéricas. “É muito importante ter os países unidos”.

Mas será Marcelo Rebelo de Sousa o homem indicado para desbloquear conflitos internacionais? Olivier Bonamici responde “sim”.

Na opinião do jornalista francês trata-se de “um homem surreal” capaz de falar com todo o tipo de pessoas “com grande à vontade” e (também) por isso, a “diplomacia internacional devia apostar mais” em Marcelo Rebelo de Sousa.

“Acho que Marcelo era capaz de juntar à mesma mesa Trump, Putin e Kim Jong Un a comer uma feijoada”.

Mas se estes prato lhe parece pesado, também temos nesta edição: Jaquinzinhos, Petingas e a loucura espanhola com o festival da Eurovisão, em Lisboa.


Emmanuel Macron é o novo líder da Europa

O discurso de Emmanuel no Parlamento Europeu é o tema central do Visto de Fora desta semana. Para os nossos comentadores, há mudança no velho continente, com Macron a assumir a liderança do projecto europeu.

“Emmanuel Macron é o novo líder da Europa” a frase é dita por Begoña Iñiguez que resume desta forma a importância do discurso do presidente francês no Parlamento Europeu, esta semana em Estrasburgo, um mês depois de António Costa ter feito o mesmo. A jornalista espanhola elogia a forte “personalidade política e sabe liderar” e “isso é muito importante”.

“Sou capaz de não discordar”, Olivier Bonamici. O jornalista francês afirma que Macron tem “um discurso muito forte. A Alemanha sempre mandou e agora é ao contrário”. Bonamici refere ainda que o compatriota gaulês é o “presidente francês com o projecto mais forte para a Europa. A União Europeia (UE) precisa rapidamente de um novo projecto.” No entanto, acrescenta Olivier Bonamici, é preciso aguardar pela reacção da Alemanha. “Ele é bem visto na Alemanha e as reformas que está a fazer (em França) são bem vistas do Merkel”, salienta o jornalista francês.

Na edição desta semana do Visto de Fora também se fala da possibilidade de alargamento da União Europeia à Albânia e à Macedónia. Uma possibilidade que para os nossos comentadores “poderá trazer” alguns atritos no interior da UE.


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.