Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (24/09/2021)

Visto de Bruxelas

Sucessão de Merkel e carregador universal

24 set, 2021 • Vasco Gandra com Pedro Caeiro


Os próximos dias vão ficar marcados pela escolha do novo homem-forte que vai suceder a Angela Merkel à frente dos destinos da maior economia europeia. Noutro plano, Bruxelas quer criar um único carregador para os aparelhos electrónicos na UE.

A Comissão propõe criar um carregador universal para os dispositivos eletrónicos, numa solução comum para toda a União Europeia. Após anos de trabalho do executivo comunitário com o setor, foi possível reduzir na última década o número de carregadores de telemóveis de 30 para três modelos. Mas ainda não tinha sido possível uma solução completa.

A Comissão apresenta agora legislação para estabelecer um carregador único. É preciso atuar, defende o comissário do Mercado Interno, Thierry Breton. "Todos temos vários carregadores para os dispositivos e os objetos que utilizamos. Todos temos nas nossas gavetas um número importante destes carregadores que não são utilizados há vários anos mas que continuamos a guardar porque nunca se sabe poderão voltar a servir um dia. Portanto, numa palavra, era necessário fazer qualquer coisa".

Com esta proposta, o suporte de carregamento e a tecnologia de carregamento rápido serão harmonizados. Ou seja, a USB-C passar a ser a porta padrão para todos os "smartphones", "tabletes", câmaras fotográficas, auscultadores e consolas de videojogos.

Bruxelas espera assim que a medida facilite a vida dos consumidores e reduza o lixo eletrónico. Dados da Comissão indicam que em média, cada consumidor tem três carregadores de telemóveis, mas só utiliza dois regularmente. Os europeus gastam perto de 2,4 mil milhões de euros por ano em carregadores.

A proposta da Comissão deverá ainda ser aprovada pelo Parlamento e pelos Estados-membros, tendo depois o setor dois anos para se adaptar.

Nova app do Erasmus+ e o Dia Europeu

Uma nova aplicação para telemóveis apresentada agora pela Comissão vem facilitar a vida dos estudantes que querem aprender fora do seu país de origem noutros dos 26 Estados-membros.

Esta semana fica também marcada pelo lançamento do Dia Biológico da União Europeia. Uma iniciativa para dinamizar na UE a produção e o consumo de produtos biológicos. A protecção deste tipo de produção, conjugada com a defesa ambiental é um desafio para os 27.

Eleições na Alemanha afectam toda a UE

A Alemanha vai a votos no próximo domingo, 26 de setembro e é o adeus de Angela Merkel que deixará o cargo de chanceler. Dois candidatos lutam pela sucessão, mas devem precisar de ajuda para entrar na chancelaria.

O candidato do SPD, Olaf Scholz, está bem posicionado na corrida à sucessão de Merkel. Armin Laschet, o cabeça de lista da CDU/CSU (de Merkel), vai no seu encalço. Mas o eleitorado parece dividido. Nas eleições de domingo, serão muito provavelmente os pequenos partidos a decidir quem será o próximo chanceler.

Nesta edição falamos do fim da “era Merkel”, dos principais candidatos, das hipóteses de cada um, das possíveis coligações pós-eleitorais e quais os temas que marcaram a campanha.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.