Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Apelos à vacinação com alertas para o que ainda está para vir

​VISTO DE BRUXELAS

Apelos à vacinação com alertas para o que ainda está para vir

26 nov, 2021 • Vasco Gandra


Com muitos Estados-membros a enfrentar uma nova vaga devido à variante Delta, a Comissão Europeia multiplica apelos à vacinação contra a Covid. Num debate no Parlamento Europeu esta semana, Ursula von der Leyen volta a lembrar que a pandemia está longe de ter chegado ao fim. Defende, por isso, a necessidade de acelerar a vacinação no bloco comunitário.

Von der Leyen garante que as vacinas são eficazes na proteção contra a doença e dá o exemplo de Portugal. "Se olharmos para países como Portugal ou Espanha, por exemplo, nos quais 80% a 90% dos adultos foram vacinados, o risco de morrer de Covid-19 durante as primeiras duas semanas de novembro era 30 vezes menor do que nos países com as mais baixas taxas de vacinação".

Um estudo divulgado ontem pela OMS e o Centro Europeu para Prevenção de Doenças diz que a vacinação evitou em menos de um ano a morte de quase meio milhão de pessoas com mais de 60 anos, num conjunto de 32 países europeus.

Acelerar a vacinação é ainda mais urgente porque existem “enormes disparidades” entre Estados-membros. Ursula von der Leyen lembra que 25% dos adultos na Europa ainda não estão completamente vacinados. "Temos que convencer mais pessoas a vacinarem-se. 1/4 dos adultos na União Europeia ainda não estão completamente vacinados. Se você não estiver vacinado corre um risco maior de ter sintomas severos de Covid… ao vacinar-se está proteger-se a si e a proteger os outros".

Seguindo a recomendação do Centro para Prevenção de Doenças, a presidente da Comissão defende que todos os adultos devem receber uma dose de reforço e garante que a Europa tem vacinas suficientes.

Também esta semana, e para assegurar a coordenação entre os 27, Bruxelas actualizou as recomendações em relação às viagens dentro da União Europeia no contexto de pandemia. As pessoas vacinadas não devem ser submetidas a quarentena ou testes, defende o comissário da Justiça Didier Reynders. "Os detentores de um certificado da União Europeia não deverão ser submetidos a restrições de viagem adicionais, como testes ou quarentena, por exemplo. Não importa de onde venham dentro da União Europeia".

E os que não tiverem um certificado da UE deverão poder viajar também, mas poderão ter que fazer um teste antes ou depois da chegada.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.