Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (01/10/2021)

Visto de Bruxelas

Bielorrússia usa migrantes contra UE

01 out, 2021 • Vasco Gandra


A Comissão quer intensificar a luta contra a exploração de migrantes e deixa avisos aos países que pretendem utilizar os fluxos migratórios contra a União Europeia e os seus Estados-membros.

Bruxelas acusa o regime bielorusso de utilizar migração irregular para fins políticos, facilitando há meses a entrada de migrantes através das fronteiras com a Polónia, Lituânia e Letónia e, assim, tentar desestabilizar a União Europeia, explica a comissária do Interior Ylva Johansson.

"O que estamos a ver agora na Bielorrússia é que Lukashenko está desesperado. Está realmente a ser atingido pelas sanções da União Europeia, está desesperado e a tentar desestabilizar a União Europeia trazendo migrantes e empurrando-os para a União Europeia. E é preciso lembrar que a Bielorrússia não está sob pressão migratória", afirmou.

Em resposta, Bruxelas propôs a suspensão de vistos para funcionários do regime bielorrusso.

A Comissão aprovou igualmente um novo plano de ação contra a introdução clandestina de migrantes. A ideia é desenvolver novas parcerias operacionais com países que se encontram nas rotas de migração irregular de modo a lutar contra o tráfico de pessoas e reduzir os fluxos migratórios.

Pretende-se também melhorar o quadro jurídico das sanções aplicáveis aos traficantes e endurecer as sanções contra aqueles empregadores na União Europeia que utilizam migrantes em situação irregular.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.