Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (23/04/2021)

​VISTO DE BRUXELAS

Acordo para o clima até 2050

23 abr, 2021 • Vasco Gandra


O acordo político provisório alcançado esta semana entre o Conselho e o Parlamento Europeu define os principais objectivos da legislação em matéria de clima para os próximos 30 anos.

Estabelece a meta de neutralidade climática da União Europeia em 2050.. e fixa o objetivo de redução líquida das emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até ao final desta década.

Para o ministro do Ambiente que negociou em nome dos 27 com os eurodeputados, o acordo permite à União Europeia manter-se líder mundial nesta área.

Matos Fernandes garante que o acordo é até melhor do que aquele inicialmente previsto integrando algumas propostas do Parlamento Europeu - e envia uma mensagem forte ao mundo na véspera da video cimeira de líderes dedicada ao clima, organizada por Joe Biden.

A presidente da Comissão, que participou nesse encontro, deixa o apelo à comunidade internacional e às principais economias para seguirem o exemplo da União Europeia em termos de neutralidade climática e de redução das emissões. "A Europa quer ser o primeiro continente do mundo climaticamente neutral. Mas, para salvar o planeta, precisamos do mundo. Precisamos que todas as grandes economias assumam as suas responsabilidades e tornar a transição numa oportunidade para todos. Vamos estabelecer juntos um novo marco global para a neutralidade carbónica. Vamos trabalhar num compromisso compartilhado e numa ação conjunta, para reduzir as emissões até 2030."

Por seu lado, o presidente Biden compromete-se a reduzir para metade as emissões com efeito de estufa dos Estados Unidos até ao fim da década e garante que o país responsável por 15% das emissões mundiais também alcançará a neutralidade climática em 2050.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.