Emissão Renascença | Ouvir Online
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Compromissos entre PSD e PS? “Já deviam ter pensado nisso há mais tempo”

Joao Duque

Compromissos entre PSD e PS? “Já deviam ter pensado nisso há mais tempo”

12 mar, 2024 • Sérgio Costa , Olímpia Mairos


João Duque entende que, apesar das clivagens entre centro-direita e centro-esquerda, “existem condições para estabelecer uma plataforma comum para determinadas áreas”.

O comentador da Renascença João Duque defende que PS e PSD deveriam ter procurado entendimentos "há mais tempo".

Numa reação à entrevista de Augusto Santos Silva à Renascença, em que o socialista que preside à Assembleia da República defende entendimentos, compromissos entre PSD e PS, João Duque diz que “já deviam ter pensado nisso há mais tempo”.

"A ausência de alguns entendimentos leva à possibilidade de que alguns partidos se aproveitarem dessa clivagem”, que, em rigor, não existe.

“Apesar das pessoas que têm uma visão muito do dual da sociedade, nomeadamente as opiniões políticas contrariarem, é que 2/3 dos portugueses estão mais ou menos numa faixa relativamente estreita, muitas vezes até bastante estreita de opinião política, o chamado ‘centrão’”, lembra João Duque.

No seu espaço de comentário n’As Três da Manhã, o economista sublinha que isto “não significa Bloco Central, significa que há áreas em que nós estamos de acordo e que não vamos para a campanha eleitoral discutir”.

João Duque adverte, no entanto, que não basta estar de acordo, “é estar de acordo e executar políticas” que pró-ativamente eliminem os problemas nas áreas da saúde, justiça, defesa, e educação, “áreas vitais e que são as funções básicas do Estado”.

“Nós temos que resolver estes problemas, independentemente de ser do PS, do PSD. Quem estiver no Governo tem que resolver estes problemas. Caso contrário, só dão espaço a que os mais extremistas venham com soluções que, às vezes, são aparentemente simples para problemas gravíssimos e complexos e não é verdade. As soluções para problemas complexos não são fáceis”, adverte.

Apesar das clivagens entre centro-direita e centro-esquerda, João Duque acredita que “existem condições para estabelecer uma plataforma comum para determinadas áreas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.