Siga-nos no Whatsapp
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Governo vai acabar com mecanismo de manifestação de interesse para imigrantes. O que é?
Ouça aqui o Explicador.

Explicador Renascença

Governo acaba com manifestação de interesse para imigrantes. O que é?

04 jun, 2024 • André Rodrigues


O Plano de Ação para as Migrações conta com a "revogação imediata” das manifestações de interesse como condição para os imigrantes poderem aceder a autorização de residência em Portugal. A partir de agora, só podem entrar com visto de trabalho.

Já está em vigor o plano do Governo para as migrações e uma das principais novidades é o fim da manifestação de interesse em vir para Portugal.

O que era essa manifestação de interesse?

A manifestação de interesse, agora extinta, era o mecanismo ao dispor dos cidadãos estrangeiros que desejavam obter uma autorização de residência em Portugal.

É um procedimento regulado pela Lei de Estrangeiros, de 2007, e que permitia a regularização de imigrantes que já se encontram no país em busca de uma oportunidade de trabalho ou para estudar, mas que tenham entrado como turistas.

Ora, esse mecanismo foi extinto com a entrada em vigor do Plano de Ação para as Migrações.

Quais os argumentos do Governo?

A explicação foi dada pelo primeiro-ministro que defende que, tal como estava até agora, o sistema de acolhimento estava a facilitar e, até, a descontrolar a entrada de imigrantes em Portugal.

"Um abuso excessivo", foi com esta expressão que o chefe do Governo justificou o fim imediato da manifestação de interesse para os imigrantes.

O que muda, a partir de agora?

A partir de agora, qualquer cidadão estrangeiro que queira vir para Portugal, terá de apresentar um contrato de trabalho ou um documento que comprove a existência de uma promessa de trabalho em Portugal.

Portanto, passamos de uma situação em que a simples manifestação de interesse praticamente garantia uma autorização de residência, para um regime em que só os estrangeiros que vêm trabalhar poderão residir em Portugal.

Todos os estrangeiros?

Nem todos. Há exceções: os cidadãos provenientes de países da CPLP - a Comunidade de Países de Língua Portuguesa - continuam a poder regularizar a sua situação em Portugal, mesmo que tenham entrado com visto de turista.

Trata-se, portanto, de uma discriminação positiva - que já estava prevista - e que resulta do Acordo sobre a Mobilidade entre Portugal e os países de expressão portuguesa.

De resto, dos mais de 400 mil processos de imigrantes pendentes, boa parte diz respeito a cidadãos da CPLP que conseguiram regularizar a sua situação em Portugal através do visto de mobilidade.

As instalações da AIMA, a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, terá um espaço online exclusivo para imigrantes lusófonos para que possam agilizar os pedidos de visto.

O que acontece aos imigrantes que fizeram até agora a sua manifestação de interesse para vir para Portugal?

À partida, não serão afetados por esta medida, porque o fim das manifestações de interesse entrou em vigor às 00h00 desta terça-feira. Portanto, se preencherem os requisitos previstos na lei que vigorou até ontem, os processos vão ser tramitados normalmente, como até aqui.

O que fazem e quantos são os mediadores culturais nas escolas?
Como é que PS quer corrigir falhas admitidas na política de imigração?
Nova lei dos solos? Entenda a polémica
Uma matrioska de malas. Que novos dados há sobre o caso dos alegados furtos do deputado do Chega?
Há mais pessoas sem dentes em Portugal?
Quem é o deputado do Chega suspeito de roubos nos aeroportos?
Cartas com pó branco enviadas a órgãos de soberania. O que sabemos?
Quantas pessoas vivem em pobreza energética em Portugal?
Como foi a tomada de posse de Trump?
Por que é que o preço dos combustíveis ficou tão caro?
O que se sabe sobre o futuro aeroporto de Lisboa?
Mutação do vírus das aves pode levar a contaminação entre humanos?
Do IUC ao atestado médico. O que vai mudar?
O que vai mudar com o novo programa de simplificação fiscal?
Ângelo Rodrigues em coma. O que é uma pneumonia por aspiração?
Crianças com cancro estão a esperar mais tempo por cirurgias?
Divórcio entre Pichardo e Benfica. O que se passa?
Quais são e o que vão fazer os novos satélites portugueses lançados para o espaço?
Desagregação de freguesias. O que vai acontecer?
Casos de bullying a professores por alunos estão a aumentar?
2024 não foi o ano mais quente de sempre em Portugal. Porquê?
Por que é que há menos bebés a nascer em Portugal?
O que explica os incêndios em Los Angeles?
Governo vai aumentar propinas no Ensino Superior?
O que diz o relatório Estado da Educação em Portugal?
Por que é que Trump quer controlar Canadá, Gronelândia e o canal do Panamá?
Surto de gripe das aves em Sintra. Há motivo para preocupação?
Congestionamentos de trânsito pioraram em 2024, sobretudo em Lisboa e Porto. O que se passa?
Devemos preocupar-nos com a subida de casos do metapneunomovírus (HMPV) na China?
Proposta de amnistia para reclusos entregue na Assembleia da República. O que está em causa?
Metrobus da Avenida da Boavista só arranca em abril. O que está a atrasar o projeto?
Quais são as novas prioridades para atribuir médico de família?
SNS 24 com triagem digital para sintomas respiratórios agudos. Como vai funcionar?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.