Tempo
|
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (31/05/2021)
Europa para que te quero? (31/05/2021)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

Jovens na UE: melhor emprego e formação

31 mai, 2021 • Vasco Gandra


​O Espaço Europeu de Educação pretende que todos os jovens beneficiem da melhor educação e formação possível, e que possam encontrar emprego em toda a Europa.

O objectivo é concretizar este Espaço Europeu de Educação até 2025. Pretende-se, por exemplo, que as estadias para estudar noutros Estados-membros passem a ser a norma. E conseguir que as qualificações do ensino secundário e superior sejam reconhecidas por todos os países da União.

Pretende-se ainda que os estudantes saibam falar, pelo menos, duas línguas para além da língua materna e que todos tenham acesso a uma educação de elevada qualidade e sensibilizar para os valores e para o património cultural da Europa.

A construção do Espaço de Educação passa pelo reforço do Programa Erasmus e da cooperação europeia em matéria de políticas da educação, orientando os fundos europeus nesse sentido.

Neste momento há duas iniciativas emblemáticas em curso na União Europeia no âmbito do Espaço Europeu de Educação: uma visa criar parcerias transnacionais que se tornarão nas universidades do futuro - as Universidades Europeias. As primeiras 17 alianças entre estabelecimentos de ensino superior já foram selecionadas. Uma segunda iniciativa pretende desenvolver o Cartão Europeu de Estudante por via eletrónica para evitar a burocracia e facilitar o acesso a serviços quando se for estudar para outro Estado-membro.

O Espaço Europeu de Educação parte do pressuposto que os 27 Estados-membros têm um interesse comum em aproveitar o potencial da educação e da cultura como motor da criação de emprego, do crescimento económico e da coesão social.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.