Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (01/03/2021)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

Europa prepara-se para impacto das alterações no clima

01 mar, 2021 • Vasco Gandra


​A nova estratégia de adaptação às alterações climáticas visa preparar a União Europeia para os impactos inevitáveis do aquecimento global e tornar o bloco comunitário mais resistente aos efeitos adversos do clima. Para isso a União Europeia deve partilhar mais e melhor informação e de forma rápida.

A Comissão pretende uma maior recolha e partilha de dados de maneira a poder desenvolver “modelos mais precisos” sobre eventuais desastres naturais... mais e melhores dados disponíveis para todos... permitindo por exemplo que as famílias que compram casa saibam os riscos climáticos que podem enfrentar, ou para as empresas que se instalam em regiões costeiras ou para os agricultores que planeiam as suas culturas.

Por outro lado, a plataforma europeia de conhecimentos em matéria de adaptação às alterações climáticas que já existe será agora dotada de um observatório da saúde específico para melhorar a análise e a prevenção dos impactos das alterações climáticas na saúde.

Bruxelas pretende igualmente favorecer medidas aconselhamento de adaptação às alterações climáticas que tenham mais em conta o contexto local.
A Comissão alerta para as consequências na saúde e para as perdas económicas provocadas por fenómenos climáticos severos e que se estão a tornar cada vez mais frequentes.
Na UE, estas perdas são já, em média, superiores a 12 mil milhões de euros por ano. Segundo estimativas, um aquecimento global de 3 °C acima dos níveis pré-industriais provocaria na economia da UE uma perda anual de, pelo menos, 170 mil milhões de euros.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.