Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
O sono comanda a vida?

Da Capa à Contracapa

O sono comanda a vida?

04 jun, 2024 • José Pedro Frazão , Ana Marta Domingues


São convidadas a psiquiatra Sofia Gomes e a neurocientista Luísa Lopes.

Um estudo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia realizado em 2023 indica que a maioria dos inquiridos sente que raramente dorme bem e apresenta sonolência diurna excessiva. Estima-se também que 28% da população adulta sofra de insónias. Fatores como stress, ansiedade, o uso excessivo de tecnologia e os horários de trabalho podem contribuir para hábitos de sono pouco saudáveis. Que estratégias existem para melhorar este quadro? O tema vai a debate neste “Da Capa à Contracapa” com Sofia Gomes, psiquiatra no Hospital Magalhães Lemos no Porto e autora de “O Sono dos Portugueses”; E Luísa Lopes, neurocientista e coordenadora de um grupo de investigação no Instituto de Medicina Molecular e professora convidada na Faculdade de Medicina de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.