Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
O que resta da cultura avieira

Da Capa à Contracapa

O que resta da cultura avieira

18 out, 2022 • José Pedro Frazão , Ana Marta Domingues


Já ouviu falar de “Avieiros”? No programa Da Capa à Contracapa desta semana falamos da origem de uma cultura ribeirinha portuguesa quase a desaparecer.

Nos séculos XIX e XX, o mar revolto obrigou centenas de famílias de pescadores da Praia da Vieira (em Leiria) a procurar alternativas à pesca de arrasto tradicional da costa portuguesa, conhecida como arte xávega, impossível de praticar em segurança e com proveito durante o rigor do inverno.

Encontraram-na na pesca fluvial no rio Tejo e deram início a um dos movimentos migratórios internos mais marcantes da história recente de Portugal, acabando por fixar-se definitivamente no Ribatejo.

Esta fusão deu origem a uma cultura local com características próprias (barcos, casas, gastronomia, religião).

O escritor Alves Redol escreveu sobre tudo isto em 1942. Mas hoje, ainda subsistem alguns vestígios desta cultura nas margens do Tejo e na Praia da Vieira.

Foi à boleia de Alves Redol que o jornalista João Francisco Gomes escreveu um Retrato, agora editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, sobre os avieiros, e que vale a pena ler.

Esta noite é um dos convidados da Renascença para falar desta cultura em vias de extinção. Conheça-a, antes que desapareça!

José Pedro Frazão conversa com o jornalista João Francisco Gomes, autor do livro, e com Pedro Wilson, encenador e professor de Teatro que encenou a obra “Avieiros”, de Alves Redol, com a população local.

O que resta da Cultura Avieira? Saiba na conversa desta terça-feira às 23h15. Oiça este Da Capa à contracapa para saber mais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.