Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05.
A+ / A-
Arquivo
Aumento de casos Covid-19 na Europa e em Portugal

Casa Comum

Aumento de casos Covid-19 na Europa e em Portugal

17 nov, 2021 • José Pedro Frazão com José Luís Carneiro e José Matos Correia


No plano europeu, a tensão na fronteira da Polonia com a Bielorussia continua a gerar tensão entre a UE e o país de Leste. Voltará Portugal a medidas mais restritivas? O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, considera que sim, mas diz que se deve dar prioridade à vacinação. O social-democrata José Matos Correia também antevê o regresso das restrições, mas apela a prudência.

No habitual espaço semanal Casa Comum, o aumento do número de casos de Covid-19 na Europa e em Portugal, e o consequente regresso de algumas medidas restritivas foi um dos temas da atualidade abordados pelos comentadores.

O secretário-geral adjunto do PS reafirma que a prioridade passa pelo reforço da vacinação.

Apesar de se aguardar pela reunião do Infarmed na próxima sexta feira, José Luis Carneiro diz que há medidas que já são inevitáveis terem de avançar.

“Vamos aguardar pelas decisões que vão ser adotadas, mas parece-me que há determinado tipo de atividades que concentram um nível elevado de pessoas que exigirá a adoção de medidas de restrição tal qual ocorreu em momentos mais críticos da pandemia".

Na mesma linha, José Matos Correia considera que o regresso das restrições vai ter de ser uma realidade. No entanto, o social democrata defende prudência na adoção de algumas medidas, até porque a Constituição Portuguesa não foi pensada para uma situação destas, dado o contexto da dissolução do Parlamento.

“Ao longo destas linhas, máscaras, controlo de temperatura, aumento da testagem, controlo de grandes aglomerações de pessoas, eu acho que aí temos , evidentemente, de ir por esse caminho", concluiu.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.