Emissão Renascença | Ouvir Online
Avenida da Liberdade
Um podcast Renascença para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974. Nesta terceira série, juntamos quem nasceu antes da Revolução e viveu em ditadura, e quem cresceu em democracia. Cruzamos os olhares de duas gerações para o que fomos, o que somos e o que queremos ser. Avenida da Liberdade é um podcast da jornalista Maria João Costa com sonorização de André Peralta.
A+ / A-
Arquivo
José Roquette no podcast Avenida da Liberdade

Podcast Avenida da Liberdade

Portugal precisa de um “ambiente político mais saudável”, alerta José Roquette

20 abr, 2023 • Maria João Costa


O empresário do Esporão lamenta que Portugal não seja uma “democracia de primeira linha”. Ao podcast Avenida da Liberdade, o antigo presidente do Sporting critica a atual “porta giratória dos partidos políticos” e pede um “ambiente políticos mais saudável”. Nas memórias do passado recorda os tempos de banqueiro no Banco Espírito Santo, os dias em que foi preso depois do 25 de Abril, a ida para o Brasil onde se cruzou com Marcello Caetano no exílio

Acorda antes do sol nascer para ler as notícias do mundo e mandar as que acha mais relevantes aos seus 21 netos e 6 filhos. Aos 86 anos, José Roquette é um homem preocupado com o presente e em particular com a política portuguesa. Em entrevista ao podcast Avenida da Liberdade, o empresário diz que lhe “dói” ver que “Portugal não é considerado uma democracia de primeira linha”.

A partir da Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, onde vive, José Roquette mostra-se um homem atento ao que se passa. “Há dois anos, Portugal, a República Checa, a Hungria e a Eslováquia foram retirados da lista das democracias inclusivas”, diz. No seu entender, Portugal precisa “de uma liderança que motive as pessoas”.

“Motivar significa mostrar que vale a pena apostar num país e num ambiente que seja politicamente mais saudável do que aquele que temos hoje”, sublinha o empresário que diz, “o mais difícil é encontrar talento”, nos dias que correm em Portugal onde existe, na sua opinião “uma porta giratória” entre os partidos políticos.

Questionado pela Renascença sobre as atuais políticas de ambiente, um dos seus focos de preocupação, Roquette critica “os horizontes relacionados com os períodos eleitorais” que essas mesmas políticas têm.

“A estratégia a médio e longo prazo é uma coisa que não aparece em lado nenhum e a par disso as alterações climáticas e o ambiente passaram para terceiro ou quarto lugar, por causa da guerra, da inflação e da globalização. É a incapacidade de fazer projeções para além do período eleitoral”, conclui José Roquette.

Preso por “pertencer a um bando de malfeitores”

Fundador da Sedes, a mais antiga associação cívica portuguesa que elege o combate à abstenção como um desígnio, José Roquette recorda no podcast Avenida da Liberdade os tempos da ditadura.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto cedo começou a trabalhar na banca, primeiro no Porto, depois em Lisboa. Foi na capital que assinou o Manifesto dos 101 católicos em 1965, ao lado de nomes como João Benárd da Costa, Sophia de Mello Breyner ou Pedro Tamen.

Depois da Revolução de 25 de Abril de 1974 que, admite, não o surpreendeu, no Banco Espírito Santo onde trabalhava teve de lidar com as comissões de trabalhadores. Na altura recorda: “Havia claramente, um peso do Partido Comunista na gestão política do país e eles queriam nacionalizar a banca e eu era um obstáculo”.

Foi então preso. Nessa primeira vez em que foi com outros administradores detido para a Prisão de Caxias, José Roquette lembra-se que “não havia mandado nenhum”. Acabou por ser libertado “três a quatro dias depois” por “uma instrução direta do Almirante Rosa Coutinho”.

Acabou preso uma segunda vez. Dessa vez, bateram-lhe à porta a meio da madrugada. “Só estava eu e a minha mulher. Entraram por ali adentro os tipos da Marinha a perguntar onde estavam as armas. Havia uns com umas pistolas apontadas. Dessa vez já tinham um mandado de captura. Era daqueles que o Otelo Saraiva de Carvalho assinava em branco. Eles tinham posto lá ‘suspeito de pertencer a um bando de malfeitores’”.

Depois de preso durante 3 a 4 meses, José Roquette repensou a sua vida. Foi primeiro para Londres. Era então já um dos acionistas do Banco Espírito Santo. E seguiu um ano depois para o Brasil, onde se estava a reconstruir o banco que em Portugal tinha sido nacionalizado.

Marcello Caetano não perdia a telenovela

Hoje com dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira, José Roquette guarda boas memórias dos anos em que viveu do outro lado do Atlântico depois da Revolução dos Cravos e do 25 de novembro de 1975.

Ao podcast Avenida da Liberdade o empresário do Esporão recorda os dias no Rio de Janeiro e o papel essencial que teve o radialista Artur Agostinho na implantação do Banco Espírito Santo no Brasil.

“O presidente do Brasil tinha concedido ao Grupo Espírito Santo a carta de um banco de investimentos. É preciso perceber que as instituições financeiras não se fazem do dia para a noite. Um dos mais importantes elementos de impacto na comunidade portuguesa no Rio de Janeiro foi o Artur Agostinho. Foi um dos elementos mais dinamizadores do bom funcionamento e daquilo que permitiu salvaguardar a marca Espírito Santo”, recorda Roquette.

Desse tempo o antigo banqueiro lembra também outras figuras exiladas no Brasil com quem se cruzou e uma delas foi Marcello Caetano. “Eu tinha uma relação pessoal com um dos filhos do professor Marcello Caetano, o João. E quando o João lá ia, eu, convida sempre o professor Marcello Caetano para jantar”.

Questionado sobre como era o sucessor de Salazar, no exílio, José Roquette admite que Marcello Caetano não era um homem amargurado. “Não era uma pessoa que analisasse o que lhe tinha acontecido. Tinha-se ajustado à vida brasileira de tal maneira que pedia sempre para o jantar ser a tempo, porque ele não perdia a novela das oito!”, recorda a rir José Roquette.


50 anos do Esporão e “o caminho das pedras” depois da nacionalização

Foi a partir do Brasil que José Roquette, entre cartas e telefonemas para Joaquim Bandeira, então seu sócio na Finagra, que o empresário tratou da “desnacionalização” das terras, como lhe chama. É que, segundo as suas palavras, em 1974, “o Esporão não foi ocupado, o Esporão foi nacionalizado por decreto”.

Já tinham, antes da Revolução, começado a plantar vinha nos terrenos do Alentejo quando Roquette foi preso. Recorda que na altura “foi uma tragédia”. “Os tratores de valores extraordinários desapareceram todos. Foram abrir campos de futebol!” lamenta Roquette.

Depois daí até recuperar as terras foi “o caminho das pedras” com as indemnizações conta o empresário. Foi com António Barreto, como ministro da Agricultura que o Esporão voltou para as mãos de privados. O processo só acabou em 1979, explica o empresário que hoje olha para a Herdade como o seu tesouro.

O Esporão está este ano a celebrar 50 anos de vida. Além de vinho tinto e branco, produz também azeite. No podcast José Roquette recorda uma parte da historia de como tudo começou.

O que aprendeu com os fundadores do Banco Espírito Santo

Ao longo de toda a conversa com o podcast Avenida da Liberdade, José Roquette vai falando várias vezes do Banco Espírito Santo onde começou a sua carreira profissional e onde esteve envolvido também como acionista.

Com os sócios fundadores do banco lembra que aprendeu. “A cultura no Banco Espírito Santo era sobretudo a preocupação com o dinheiro dos outros. O que queria dizer que por cada conto de reis, mil escudos naquela altura que se emprestava, só cem escudos é que era dinheiro nosso. O resto era dinheiro de pessoas que tinham uma relação de confiança com o banco”.

Fazendo um paralelo com os dias de hoje, José Roquette diz que “o que aconteceu agora no Banco Espírito Santo, esta questão estrutural, não foi tida em linha de conta. Os depósitos das pessoas, das empresas e também as suas poupanças são usados para fazer investimentos e portanto, basta uma pequena convulsão para pôr isso em causa”, lamenta o empresário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    20 abr, 2023 PORTUGAL 21:34
    Os tempos passados estão aqui relatados. Detenções e prisões decretadas por AQUELES que foram MEDALHADOS. Os tempos de HOJE caminham para esses tempos. Não duvidem porque a maneira de PENSAR é tal e qual a daqueles cavalheiros. Não duvidem. Aproveito para LHES dizer que no País ainda não se falava do CHEGA e eu ( EU ) já avisava do MAL que aí vinha. Hoje TODOS, de boca bem aberta, avisam a chegada do POPULISMO. Diz o ditado " chamo, antes que me chamem ", não estejam ATENTOS.
  • Anastácio José Marti
    20 abr, 2023 Lisboa 09:27
    Como e quando deve o país ter um clima político mais saudável, com os políticos que tem e com as posturas que assumem, as que se conhecem em nada qualifica os próprios, o país nem a política. Como exemplo do que acabo de afirmar, menciono o triste exemplo que vivo diariamente há três décadas e que nada foi feito em todo este tempo para pôr fim ao mesmo, e simultaneamente, continuo, como ontem voltei a ouvir o Primeiro Ministro afirmar, no discurso que fez nas comemorações do seu partido pelos 50 anos de de democracia "que ninguém ficará para trás", afirmação esta mais do que uma vez repetida pelo próprio e por vários membros dos seus Governos, o que contraste como exemplo já do conhecimento do próprio, Provedora de Justiça, tutela da instituição e Assembleia da República, que consiste em ter um colega DEFICIENTE, LICENCIADO e com mais de oito dezenas de ações de formação profissional concluídas com aproveitamento por suas conta e risco, mas que apesar das suas iniciativas para evoluir profissionalmente, continua, ainda hoje, 20/4/2023, a ser impedido de evoluir profissionalmente e de ingressar na carreira de Técnico Superior, o que de legal, moral, humano, e de honestidade intelectual nada tem. è assim que ninguém fica para trás quando um Governo permite estas vergonhas humanas e profissionais? Como pode haver um ambiente político saudável enquanto realidades como esta se passem no interior da Administração Pública de um país que subscreveu a Declaração Universal D. Humanos?