Tempo
|
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
Amália Rodrigues a cantar música de Quim Barreiros? É possível com inteligência artificial

48k

Amália Rodrigues a cantar música de Quim Barreiros? É possível com inteligência artificial

02 nov, 2023 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Tik Toker Dani Nunes lançou um álbum online com recurso à ferramenta Voicemy.ai.

Já imaginou uma música de Quim Barreiros cantada pela voz de Amália? Parece algo estranho, mas é possível, graças à inteligência artificial.

O tik toker Dani Nunes lançou, online, um álbum de músicas surpreendente, com o “Bacalhau à Portuguesa”, de Quim Barreiros, cantado por Amália Rodrigues ou “A Garagem da Vizinha”, numa versão de Carolina Deslandes.

Dani Nunes utiliza a ferramenta Voicemy.ai e, apesar de utilizar vozes até de pessoas que já morreram, está tudo dentro da legalidade. Esta ferramenta tem regras de utilização para garantir que a clonagem de vozes não põe os artistas a dizer disparates.

As músicas já estão disponíveis há várias semanas e contam com milhares de cliques. Alguns dos artistas envolvidos já se manifestaram. Foi o caso de Richie Campbell e Nininho Vaz Maia que deram os parabéns a Dani Nunes. Um outro artista – David Carreira – que até agora não fez parte das escolhas - veio dizer publicamente que achava graça ver-se envolvido nestas andanças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    02 nov, 2023 aldeia 14:04
    Se ISTO é "inteligência"artificial....então prefiro a santa estupidês e a simples ignorância.......