Emissão Renascença | Ouvir Online
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
Já ouviu falar do Wordle? Há alternativas em português para este de jogo de palavras

48k

Já ouviu falar do Wordle? Há alternativas em português para este jogo de palavras

17 fev, 2022 • Cristina Nascimento , André Peralta


Desafio faz lembrar o “Mastermind”, o jogo de pins coloridos em que tem de descobrir uma sequência de cores.

Lembra-se do Mastermind, aquele jogo com pins coloridos em que temos de adivinhar uma sequência de cores? O Wordle é muito parecido, mas com palavras e joga-se na internet.

Foi criado por um britânico para a namorada, já que ambos gostam muito deste tipo de jogos. O objetivo é adivinhar uma palavra de cinco letras em seis tentativas. A cada tentativa recebe a indicação se as letras que usou entram ou não na solução final e se estão ou não na posição correta.

Todos os dias o Wordle tem uma palavra diferente em jogo.

Quando o jogo foi tornado público começou por ter 90 jogadores, três meses depois já eram 300 mil e em janeiro deste ano acabou por ser comprado pelo jornal "New York Times".

O valor da venda não é conhecido, mas sabe-se que envolveu sete dígitos, ou seja, no mínimo um milhão de dólares, quase 900 mil euros.

O Wordle só usa palavras em inglês, mas à boa maneira da net, depressa apareceram réplicas do jogo em muitas outras línguas e também em português. No site palavradodia.pt encontra a versão portuguesa de Portugal, com as mesmas regras do Wordle. Se preferir o português do Brasil, tem o term.ooo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Santos
    18 fev, 2022 Leiria 12:15
    O Wordle em português de Portugal também pode ser jogado no site: https://termo.pt