Emissão Renascença | Ouvir Online
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
48k - Prevenir inundações com tecnologia - 24/03/2021

48k

Inundações. Há forma de evitá-las com recurso a tecnologia

25 mar, 2021 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Sistema inteligente vigia o fluxo de água, emite alertas para o telemóvel e até pode fechar válvulas.

A empresa inovadora chama-se Wint - Water Intelligence e promete acabar com boa parte do desperdício de água e sobretudo poupar as chatices e prejuízos causados por inundações.

O sistema recorre a inteligência artificial para monitorizar o fluxo de água, através da instalação de aparelhos em pontos estratégicos da canalização que vigiam como é que a água corre nos canos. Se forem detetadas alterações preocupantes, o sistema envia alertas para o telemóvel e até pode mandar fechar algumas válvulas, impedindo assim inundações.

A ideia promete poupar muito trabalho, dinheiro e consumo de água, mas a má notícia é que esta empresa é israelita e não está facilmente acessível em Portugal. Em todo o caso, se estiver interessado, pode entrar em contacto com a empresa por email.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.