A+ / A-

Apoio Renascença

Recorde aqui o Fora da Caixa

Ana Marta Domingues


Os novos ciclos de Portugal e da Europa em debate. ​Vários especialistas e empresários debateram os desafios económicos e políticos do país e da União Europeia. Recorde aqui o Encontro Fora da Caixa, em Almada:

Quais são os novos ciclos de Portugal e da Europa? Quais as tendências macroeconómicas para 2024? Como vão as empresas conseguir crescer? Respondemos a estas e outras questões no Encontro Fora da Caixa de 27 de maio no Auditório da Caixa Geral de Depósitos na Nova FCT.

Ao longo da tarde de segunda-feira personalidades de várias áreas - do mundo académico, empresarial, político e cultural - debateram as principais questões que se levantam a nível político e económico no país e na Europa num encontro que teve por título "Os Novos ciclos de Portugal e da Europa" e de que a Renascença é Media Partner.

PROGRAMA

15h00 ABERTURA

Paulo Moita de Macedo | Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos

15h30 TENDÊNCIAS MACROECONÓMICAS PARA 2024

Cristina Brízido | Presidente do Conselho de Administração da Caixa Gestão de Ativos

15h45 O CAMINHO PARA UMA ECONOMIA EUROPEIA INCLUSIVA

Susana Peralta | Economista

16h15 PROGRAMA CASA COMUM

Moderador | José Pedro Frazão Duarte Pacheco Mariana Vieira da Silva

17h10 PAINEL: EXPORTAR PARA CRESCER

Moderador | José Pedro Frazão

Gonçalo Veloso de Sousa | International Sales Director da Navigator

José Cardoso Botelho | Chief Executive Officer da Vanguard Properties

João Pedro Almeida Lopes | Vice-Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal

Francisco Cary | Administrador Executivo da Caixa Geral de Depósitos

18h00 PEDRO ABRUNHOSA À CONVERSA COM LEONOR BELEZA


Debater "Os Novos ciclos de Portugal e da Europa"

A sessão de abertura foi assegurada por Paulo Moita de Macedo, CEO da Caixa, com uma análise da situação macroeconómica do país e da Europa, seguida de uma intervenção da Presidente do Conselho de Administração da Caixa Gestão de Ativos, Cristina Brízido, que apresentou as tendências macroeconómicas para 2024, tendo em conta os desafios e as oportunidades que se colocam ao desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Susana Peralta, Professora de Economia na NOVA SBE, especialista em Economia pública e economia política foi a keynote speaker da conferência e desenvolverá uma intervenção sobre: “O caminho para uma economia europeia inclusiva”.

Em direto, a partir do palco do EFC de Almada, a Renascença transmitiu o programa Casa Comum, um espaço de discussão semanal sobre a atualidade política nacional e europeia, que contou com a participação de comentadores de diferentes quadrantes políticos, respetivamente: Duarte Pacheco, deputado do PSD e Mariana Vieira da Silva, deputada do PS e ex-ministra de Estado e da Presidência.

"Exportar para Crescer" foi o tema do debate empresarial, moderado por José Pedro Frazão, jornalista da Renascença, com a presença de Gonçalo Veloso de Sousa, International Sales Director, da Navigator; José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, João Pedro Almeida Lopes, Vice-Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal e Francisco Cary, administrador executivo da Caixa, que irão abordar os desafios e as estratégias das empresas portuguesas no mercado global.

Pedro Abrunhosa, músico e compositor e Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, assegurou o encerramento da conferência com uma conversa sobre a importância da cultura e da ciência para o desenvolvimento do país e da Europa, num diálogo inspirador e enriquecedor.

Além de assistir ao Encontro Fora da Caixa no site e no Facebook da Renascença, poderá ainda ouvir o compacto na rádio, na Edição da Noite da Renascença, depois das 23h00.

O Fora da Caixa em Almada é uma iniciativa da Caixa com apoio Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.