Tempo
|

Renascença Ouve +
A+ / A-

Conferência Renascença/SCML

Participe na Conferência «O poder dos jovens na mudança global»

Ana Marta Domingues


​Num mundo em transição somam-se perguntas: «Quais as qualificações necessárias?», «O que esperar da Transformação Digital?», «Que riscos corre a Democracia?», «Que futuro para o planeta?»... São muitas as inquietações que pairam no ar e que urge debater. Dia 1 de junho, entre as 09h00 e as 13h00, no Centro Cultural de Belém, decorreu a Conferência «O poder dos jovens na mudança global». Uma iniciativa da Renascença em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

As chaves do futuro, a importância da democracia e do ativismo, as qualificações necessárias para um mundo em mudança e a sustentabilidade económica foram temas em destaque num debate fundamental, com especialistas nacionais e internacionais, sobre o papel e a força da juventude num tempo de grandes desafios mas também de enormes esperanças.
A conferência «O poder dos jovens na mudança global» é uma iniciativa da Renascença em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Inscreva-se através do email mail@rr.pt.


Aceite o convite e consulte aqui o programa:

1 de Junho - Centro Cultural de Belém

Mundo em transição - O poder dos jovens na mudança global

9.00- Boas-Vindas
- Intervenção D. Américo Aguiar - Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia
- Intervenção de Ana Jorge - Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

9.20 - Sessão de Abertura
- Elisa Ferreira - Comissária Europeia para a Coesão e Reformas

9.40 – Debate: Democracia e Ativismo

- Margarida Balseiro Lopes - Vice - Presidente do PSD

- João Torres - Portugal - Secretário Geral - Adjunto do PS
- Cidia Chissungo - Moçambique - Activista Direitos Humanos **
- Anna Martins - França - Chefe de Gabinete do Ministro do Comércio Externo
10.45 - Intervalo
11.00 - As chaves do futuro
- Maria Manuel Mota - Diretora Executiva do Instituto de Medicina Molecular

11.45 – Debate: Economia e Qualificações
- Marius Schlageter - Conselho Federal de Juventude da Alemanha
- Fernando Alexandre - Professor da Universidade do Minho
- Francisco Silva – Erasmus Student Network Portugal
- Pedro Duarte - Coordenador do Conselho Estratégico Nacional do PSD

12.45 - Encerramento
- João Costa - Ministro da Educação

A caminho das Jornadas Mundiais da Juventude, a Renascença e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançam o debate sobre o poder e o papel fundamental dos mais novos nos processos globais de mudança. Os jovens de hoje são a primeira geração a ter crescido com tecnologia digital que lhes permitiu, desde a infância, comunicar e partilhar informações instantaneamente em todo o mundo. Esse estado de ligação permanente e global tornou-os mais conscientes das questões globais e dos seus impactos nas suas próprias vidas. É também por isso que, atualmente, os jovens são uma força motivadora na procura de soluções inovadoras e progressistas para os desafios que enfrentamos como sociedade, onde se incluem em particular as questões relacionadas com a política, o meio ambiente, a tecnologia e a cultura.

A Conferência «O poder dos jovens na mudança global», aberta a todos, decorreu das 09h00 às 13h00 do dia 1 de junho na Sala Sophia de Mello Breyner no Centro Cultural de Belém em Lisboa. Inscreva-se já através do email mail@rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.