A+ / A-

Programa de Governo

Moções de rejeição do PCP e Bloco de Esquerda chumbadas

12 abr, 2024 - 12:14 • Tomás Anjinho Chagas

Votação corresponde ao anunciado pelos partidos. PCP, BE, Livre votaram a favor. PSD, Chega, IL, CDS e PAN votaram contra. PS absteve-se. Programa de Governo é assim viabilizado.

A+ / A-

As moções de rejeição ao programa do Governo de Luís Montenegro, apresentadas por Bloco de Esquerda e PCP foram rejeitadas esta sexta-feira no Parlamento.

Os partidos à esquerda votaram a favor: PCP, Bloco de Esquerda, Livre e PAN (na moção do PCP).

À direita votou-se contra: PSD, Chega, IL, CDS.

E o PS cumpriu aquilo que prometeu, abster-se. O PAN também se absteve na moção do BE.

Esquerda lamenta postura do PS e promete pulso forte à AD

"Ficou claro quem é que rejeita, e quem é que é permissivo e acata pacificamente estas políticas, podem fazer voz grossa se quiserem", criticou Paula Santos, líder parlamentar do PCP no final das votações, numa flecha à bancada do PS.

Já o Bloco de Esquerda, lamenta que não haja "nada de inovador ou moderno" neste programa de governo. "É uma cassete repetida", atira Mariana Mortágua referindo-se à redução de impostos prometida pela AD.

Rejeitadas que estão as moções de rejeição ao programa de governo, o documento é viabilizado e terá de ser executado durante os quatro anos e meio de legislatura. Isto não significa que o executivo de Montenegro consiga executar todas as medidas que inscreveu no programa. Para isso terá de aprovar vários Orçamentos do Estado e a oposição já avisou que isso será mais difícil.

O primeiro-ministro ainda regressa ao Parlamento, esta tarde, para o debate de preparação para o Conselho Europeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+