Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apoio Renascença

​Fénix: quando a música e as palavras ajudam a reconstruir vidas

Ana Marta Domingues


Nos 30 anos do FAROL ATT, e porque é verdade que se pode renascer das cinzas, assista a este musical comovente e inspirador. Ajude a recuperar mais vidas. Uma sugestão Renascença.

Em 2022 o FAROL ATT, a Associação para o tratamento das toxicodependências, completa 30 anos. A data é assinalada com um grande espetáculo de teatro musical intitulado Fénix. Da autoria de Matilde Trocado e Artur Guimarães, e inspirado em histórias reais de adição e recuperação, o musical estreia a 12 de janeiro no Teatro Camões em Lisboa onde ficará em cena até dia 16. A verba angariada reverterá para a construção das novas instalações do FAROL ATT.

Pedro Castro, Presidente do Centro e produtor do espetáculo, e Matilde Trocado, a autora do Musical, foram convidados do Turno da Tarde da Renascença.

Veja aqui a entrevista:

"Fénix", um musical de histórias de adição, sobrevivência, recaída e superação
"Fénix", um musical de histórias de adição, sobrevivência, recaída e superação

Sobre o espetáculo:

Fénix é um pássaro lendário da mitologia grega, que morria, mas depois de algum tempo renascia das próprias cinzas. O pássaro Fénix, antes de morrer, entrava em combustão, para depois renascer. Segundo a mitologia, as lágrimas da Fénix possuíam características curativas. Assim, Fénix, pela sua simbologia, foi também o nome escolhido para este novo espetáculo de teatro musical. Trata-se de uma obra original da autoria de Matilde Trocado (também autora e encenadora do musical Wojtyla) e de Artur Guimarães, baseado e inspirado exclusivamente em histórias reais.

Histórias de adição, sobrevivência, recaída e recuperação. Histórias de vida concretas que provam que é possível recuperar e que é possível renascer das cinzas. Porque para lá das cicatrizes, das falhas, dos erros que cometemos e das vezes que caímos, é sempre possível recomeçar.


Elenco:

Bruno Madeira

Carlos Martins

Diana Castro

Fernando Gomes

Fernando Nobre

Irma

João Duarte Costa

José Lobo

Rafael Barreto

Rita Ribeiro

Sofia Nicholson

Teresa Macedo

Este espetáculo tem o Alto Patrocínio do Senhor Presidente da República e o apoio do Ministério da Cultura.

Ajude a celebrar os 30 anos do FAROL ATT, a Associação para o tratamento das toxicodependências. Os fundos recolhidos neste espetáculo ajudarão a construir as suas novas instalações.

Reserve já os seus Bilhetes nos locais habituais.

A estreia do espetáculo em Lisboa no Teatro Camões será no dia 12 de janeiro de 2022.


Sobre o FAROL ATT:

O FAROL ATT é uma IPSS, com Estatuto de Utilidade Pública, que existe desde 1991, com a missão de recuperar pessoas com problemas de adição a drogas, álcool, jogo, entre outras, e ajudar as suas famílias. Surgiu porque um grupo de pessoas, por ver filhos e amigos com vidas destruídas, decidiu constituir um fundo que financiasse tratamentos fora de Portugal através de um modelo de tratamento inovador conhecido como o “modelo de Minesota”. Face ao sucesso destes tratamentos, decidiram que seria da maior importância ter um Centro de tratamento em Portugal com este mesmo modelo. Em 1995, nasceu o FAROL ATT, em Sintra.

Segundo a OMS, a adição é uma doença. Não é uma escolha e não é voluntária. É uma perturbação mental com manifestações muito variadas e que vai além da mera dependência física de uma substância. A adição é reconhecida como um dos problemas de saúde mais graves que afetam a nossa sociedade. Apesar dos esforços efetuados nas últimas décadas, de sensibilização, informação, prevenção e tratamento, o desafio é encontrar respostas adequadas que contemplem as características dos diferentes indivíduos e as suas necessidades específicas de tratamento.

Nos últimos vinte cinco anos, o FAROL ATT recebeu mais de duas mil e quinhentas pessoas com problemas de adição a álcool, drogas e jogo. Graças ao FAROL ATT, a maioria destas pessoas “encontraram-se” e tornaram-se membros responsáveis, produtivos, respeitados e completamente inseridos na sociedade.

O FAROL tem vivido sempre das contribuições dos seus associados e de ações de angariação de fundos. Nesse sentido tem realizado, ao longo dos anos, vários espetáculos de teatro musical com bastante sucesso, em várias salas do País, e obtido através destas ações os recursos financeiros que têm permitido continuar esta luta contra a toxicodependência e a transformar a vida de tantos adictos e de suas famílias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.