A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

Recorde aqui o Encontro Fora da Caixa - Barcelos

16/11/2021 • Ana Marta Domingues


Os Encontros Fora da Caixa da Caixa Geral Depósitos com a Renascença regressaram. Recorde este Encontro no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos.

Neste Encontro Fora da Caixa, na cidade de Barcelos, discutimos a importância da inovação empresarial, o seu ecossistema e a importância do turismo, bem como o desafio subjacente à criação da identidade singular de uma região no panorama nacional e europeu.

A abertura do evento esteve a cargo de Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, tendo sido a apresentação e condução dos painéis realizada pelo jornalista da Renascença, José Pedro Frazão.

O orador principal deste Encontro Fora da Caixa foi Fernando Alexandre, Professor da Universidade do Minho e consultor da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que abordou o tema “Do made in ao created in: um novo paradigma para a economia portuguesa”, um estudo lançado em outubro de 2021 que contou com a colaboração de um conjunto alargado de conceituados economistas e investigadores, nomeadamente o Professor Arlindo Oliveira, Administrador não Executivo da Caixa Geral de Depósitos, e que procura “identificar obstáculos e oportunidades que permitam contribuir para a definição de políticas públicas que sejam promotoras de um crescimento sustentável da economia nacional, num contexto de forte colaboração entre o sistema científico e tecnológico nacional e o tecido empresarial.”

Seguiu-se a gravação ao vivo de um debate para a Renascença com o economista Fernando Alexandre, com Francisco Assis, Presidente do Conselho Económico Social, ex-autarca de Amarante, ex-deputado na Assembleia da República e Europeu; e ainda com Ana Teresa Lehmann, Professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, administradora de empresas e consultora. Ana Lehman foi Secretária de Estado da Indústria, Vice-Presidente da CCDR-N, Pró Reitora da Universidade do Porto e professora/investigadora visitante em diversas universidades estrangeiras, como a Columbia University. O debate foi moderado pelo jornalista José Pedro Frazão.

Pode recordar o Encontro Fora da Caixa aqui no site na Renascença ou ainda esta quarta-feira, dia 17, em compacto, na Edição da Noite da Renascença às 23h00.

A inovação empresarial, o turismo e as regiões estão em destaque.

Francisco Gonçalves, natural e residente em Barcelos, Professor e Diretor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA e Doutorado em Turismo pela Universidade de Aveiro, com uma tese intitulada “A Interpretação do Património como fator de desenvolvimento do Turismo Cultural e Criativo. O caso do galo de Barcelos”, irá discutir estes temas com o Administrador Executivo da Caixa, José João Guilherme, no painel “Galo de Barcelos: Turismo e Pequenos Negócios.”

O Encontro Fora da Caixa de Barcelos contou ainda com um último painel empresarial que visou discutir “O Papel do Ecossistema na Inovação Empresarial.”, que contou com a participação de Ana Cortez , Diretora do Departamento de Investigação e Desenvolvimento do Grupo Celoplás, Ramiro Brito, Vice-Presidente da Associação Empresarial do Minho, Rui Vieira de Castro, Reitor da Universidade do Minho, Alberto Figueiredo , Presidente do Conselho de Administração do Grupo Impetus e ainda Francisco Cary, Administrador Executivo da Caixa Geral de Depósitos.

O encerramento, da responsabilidade do músico Pedro Abrunhosa, contou com a presença de António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Vale a pena recordar a conversa e também a música.

Veja aqui todo o Programa deste encontro:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.