Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apoio Renascença

Hackathon #SOTEU: se fosse Presidente da Comissão Europeia, que propostas faria?

14/08/2020 • Ana Marta Domingues / Sofia Bernardes


Este foi o desafio lançado aos portugueses pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, na iniciativa Hackathon #SOTEU. Durante 48 horas, pessoas de várias idades e profissões, debateram ideias e escreveram um discurso sobre o futuro da Europa. Tudo em ambiente online. Os melhores discursos já foram eleitos e vão agora ser enviados para Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

O discurso proferido anualmente pela Presidente da Comissão Europeia de análise ao Estado da União Europeia (State of the European Union – SOTEU) acontecerá a 16 de setembro. Será uma oportunidade para refletir sobre os sucessos e desafios do ano cessante, e, com base nisso, anunciar prioridades para os doze meses vindouros.

Estes são tempos particularmente desafiantes. Da vida familiar e escolar à sustentabilidade dos negócios, da organização pessoal à do trabalho, muitas mudanças surgiram na vida dos europeus nos últimos meses, sobretudo desde o estado declarado de pandemia. Os impactos nas sociedades, nas empresas, nos comportamentos individuais e na União Europeia fazem com que haja novas medidas de tempo e novas linhas de pensamento sobre a Europa e o mundo: há um antes e um pós-Covid 19.

Neste contexto, se fosse presidente da Comissão Europeia, que propostas faria?

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, com apoio Renascença, apresentou este mesmo desafio aos cidadãos portugueses, propondo-se a recolher as suas ideias no Hackathon #SOTEU, uma maratona digital que juntou 144 participantes, de várias idades, profissões e residentes em diferentes cidades do país e do Mundo.

Durante 48 horas, individualmente ou em equipa, os participantes debateram com especialistas de diferentes áreas sobre temas chave para a UE (da saúde à economia, das alterações climáticas aos direitos humanos, da educação à tecnologia), tiveram que superar várias provas e, no final, foram desafiados a apresentar o seu próprio discurso SOTEU.

Os melhores discursos já foram eleitos e pode lê-los aqui na íntegra:

1º Classificado: "A ação é para hoje! A Europa que ambicionamos" da autoria da equipa Primo Vere

2º Classificado: "Uma União que continua a escrever a História" da autoria da equipa Beauties and the Best

3º Classificado: "Por uma União Europeia mais Resiliente" da autoria de Ricardo Duque Gabriel

As ideias apresentadas pelos portugueses nestes discursos vão contribuir para o próprio SOTEU da Presidente Ursula von der Leyen, que será proferido a 16 de setembro.


O Hackhaton #SOTEU é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e aconteceu pela primeira vez no contexto da União Europeia, de modo a promover o debate coletivo e a envolver os cidadãos no futuro da Europa que é, afinal, o futuro de todos nós.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.