Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Vida familiar vs trabalho e passes sociais - 18/03/2019

Conciliar trabalho e família. "É a cultura que tem de mudar"

18 mar, 2019


Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo debatem as dificuldades existentes em Portugal em conciliar vida familiar e profissional e a redução no preço dos passes sociais que beneficiam, sobretudo, as grandes áreas metropolitanas.

Veja também


“As chefias não dão o exemplo”, afirma Jacinto Lucas Pires. “Uma pessoa sente-se autorizada a aproveitar as regalias que tem se vir que os chefes também o fazem e que não vai ser mal visto dentro da empresa”, justifica, considerando que o exemplo tem de vir de cima e de todos.

Mas o problema não está na legislação, como revela o próprio estudo que vai ser divulgado nesta segunda-feira numa conferência organizada pela Associação Cristã de Empresários Católicos (ACEGE).

“É outro daqueles casos em que a lei existe, mas a cultura tem de mudar para estar á altura da lei”, diz Francisco Lucas Pires.

Henrique Raposo concorda: “as coisas não mudam pela lei, mudam pela cultura e um dos problemas em Portugal é cultural”. E também está de acordo com o facto de “as chefias serem o pior exemplo em Portugal”.

Henrique Raposo chama ainda atenção para ainda haver casos em que há mulheres a serem despedidas em Portugal por engravidarem.

No que diz respeito à redução de preço nos passes sociais, este comentador considera que, apesar da vertente eleitoralista, “é uma boa medida”.

“A minha questão é se é injusto para o resto do país”, ressalva, lembrando a reportagem da Renascença sobre os portugueses que também usam transportes públicos mas que, por viverem fora das grandes metrópoles, não beneficiam desta baixa.

Jacinto Lucas Pires não vê na medida qualquer cariz eleitoralista e recorda que foi o presidente da Câmara de Lisboa que “pôs o Governo contra a parede” para conseguir concretizar este objetivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.