A+ / A-

Piloto declarado culpado do acidente de matou Emiliano Sala

28 out, 2021 - 13:25 • Redação com Lusa

Piloto de aviões David Henderson foi acusado de "colocar em risco a segurança da aeronave" que transportava o futebolista argentino e caiu no Canal da Mancha em janeiro de 2019.

A+ / A-

O piloto de aviões David Henderson foi declarado culpado, esta quinta-feira, em tribunal, de "colocar em risco a segurança da aeronave", no acidente que vitimou o futebolista Emiliano Sala, em janeiro de 2019.

O tribunal de Cardiff, no País de Gales, considerou Henderson culpado da maioria das acusações, após o próprio piloto, de 66 anos, ter assumido que organizou a viagem entre França e o Reino Unido sem as devidas autorizações, além de ter ignorado as más condições meteorológicas.

David Henderson era o responsável pela viagem de Sala para o País de Gales, onde o ponta de lança argentino, de 29 anos, que alinhava pelo Nantes, iria assinar pelo Cardiff City, que na altura disputava a Premier League. O acusado acabou por delegar a função de pilotar a aeronave a um amigo, David Ibbotson, que também morreu no acidente.

O avião despenhou-se no Canal da Mancha a 21 de janeiro de 2019. O corpo de Sala foi recuperado duas semanas depois, enquanto os restos mortais de David Ibbotson nunca foram encontrados.

A pena de Henderson será conhecida no dia 12 de novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+