Emissão Renascença | Ouvir Online
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05 e às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - PGR e Angola -19/09/2018

casa comum

PGR deve continuar no cargo? E que nova força traz Portugal de Angola?

19 set, 2018


A polémica em torno da continuidade de Joana Marques Vidal à frente da Procuradoria-Geral da República e a visita do primeiro-ministro, António Costa, a Angola foram temas em análise no Casa Comum desta semana, com o socialista Fernando Medina e o social-democrata Paulo Rangel.

A visita do Primeiro-ministro a Angola, oito anos depois da última visita de um Chefe do Governo português mostrou "a grande vontade que existe de reatar relações, sobretudo desde que João Lourenço assumiu a Presidência, tentando modernoizar e democratizar Angola", afirma Fernando Medina, que vê vantagens no estreitamento de relações entre os dois partidos e que pode abriri caminho para que Portiugal tenha um papel muito importante entre a União Europeia e África. O socialista diz que Portugal não chegou a perder esse papel, mas que a crise por que o nosso país passou e as posições políticas de Luanda acabaram por trazer afastamento. Algo que agora se inverte.

Paulo Rangel, eurodeputado do PSD, recorda a visita do Presidente João Lourenço a Estrasburgo para dizer que há "sinais positicvos". "Eu estive mais de uma hora reunido com ele quando foi ao Parlamento Europeu e nota-se uma grande diferença nesta nova liderança, com reslktados interessantes e auspiciosos. Estamos perante um quadro mais sorridente que o que tivemos nos últimos anos".

Rangel lembra que "uma das coisas que nos dá muito peso na Europa é realmente esta relação privilegiada com África. E aquilo que em África faz a diferença (até para um país que apenas tem 10 milhões de habitantes, que não é muito rico, nem tem o potencial que têm Angola ou Moçambique), a nossa força está nesta relação privilegiada com os países africanos" e naquilo que podemos fazer como elemento de ligação entre eles e Europa. Até por isso, o social-democrata acha que não faz sentido estarmos a discutir dicotomias e se devemos estar mais envolvidos numeixo Portugal-UE, Portugal-EUA ou Portugal-África. Portugal pode ter mais peso na Europa precisamente porque temos relações privilegiadas com África, com o Brasil e o Extremo-Oriente.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.