Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Augusto Santos Silva

Ataques em Palma. Portugal não tem conhecimento de “portugueses em situação difícil ou desaparecidos”

29 mar, 2021 - 18:39 • Pedro Mesquita , com Redação

Consulado português já tem equipa no terreno para apoiar cidadãos lusos. Região de Moçambique continua a ser alvo de ataques de grupos rebeldes.

A+ / A-

O ministro português dos Negócios Estrangeiros não tem informações sobre mais “portugueses em situação difícil ou desaparecidos” na região de Palma, em Moçambique.

Em declarações à Renascença, Augusto Santos Silva confirma, entretanto, que “dez portugueses foram transportados de Pemba para Maputo”.

Para além disso, o governante adianta que uma equipa do consulado português no país está já em Pemba para tentar contactar todos os portugueses da região. Para já, a informação que existe é que não há portugueses em Palma, mas é essa questão que a equipa do consulado vai avaliar nos próximos dias.

Já o português que ficou ferido aquando do ataque dos rebeldes já foi transferido para a África do Sul, está a receber tratamento hospitalar e tem apoio consular, confirma Santos Silva.

Quanto à verdadeira situação no terreno, há versões contraditórias. Os rebeldes garantem que controlam a região de Palma. Este avanço é desmentido pelo Governo moçambicano.

Portugal – confirma Augusto Santos Silva – confia na versão de Moçambique e refere que o governo local está a “tentar repor o controlo da região e a afastar os insurgentes”.

Os ataques em Palma, iniciados na quarta-feira, já fizeram dezenas de mortos.

"Um grupo de terroristas penetrou, dissimuladamente, na vila sede do distrito de Palma e desencadeou ações que culminaram com o assassinato cobarde de dezenas de pessoas indefesas e danos materiais em algumas infraestruturas do Governo", afirmou Omar Saranga, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional de Moçambique.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    29 mar, 2021 aqui 19:28
    Ainda bem que Portugal entregou as colónias. Vejam só a carga de trabalhos que Portugal teria de enfrentar se ainda estivesse em África. Boa sorte e adeuzinho.
  • EU
    29 mar, 2021 PORTUGAL 18:20
    Por acaso e só por acaso, alguém me pode dizer se é o exército Português que está a fazer esta BARBARIDADE? Onde andam os " HOMENZINHOS " que tão mal falam dos EX-COLONOS?

Destaques V+