Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Celebrações religiosas com fiéis retomadas a partir de segunda-feira

11 mar, 2021 - 19:45 • Filipe d'Avillez Redação

Medida foi anunciada pela Conferência Episcopal Portuguesa. A poucas semanas de assinalar a Páscoa, os bispos pedem que se evitem "procissões e outras expressões da piedade popular".

A+ / A-

Veja também:


As celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia vão ser retomadas a partir de segunda-feira, dia 15 de março, anuncia a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

Num comunicado enviado à Renascença esta quinta-feira, os bispos dizem que decidiram, em função do estado atual da pandemia, que serão retomadas as celebrações públicas da missa.

As celebrações foram suspensas por iniciativa dos bispos, uma vez que o Governo disse que as medidas de confinamento que anunciou em Janeiro não abrangiam a liberdade religiosa. A decisão de reverter a suspensão depende, assim, unica e exclusivamente da Igreja. Continuará, porém, a ser necessário observar as regras acordadas entre a Igreja e a DGS, de higiene e segurança.

"O Conselho Permanente refletiu sobre a situação atual da pandemia e decidiu que as celebrações da Eucaristia com a presença da assembleia sejam retomadas a partir do dia 15 de março, observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020, em consonância com as normas das autoridades de saúde."

"Quanto à celebração doutros sacramentos, observem-se as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações", lê-se

A poucas semanas de assinalar a Páscoa, o ponto mais alto do calendário cristão, os bispos pedem que se evitem "procissões e outras expressões da piedade popular, como as 'visitas pascais' e a 'saída simbólica' de cruzes, de modo a evitar riscos para a saúde pública."

Os bispos deixam orientações para as celebrações da Semana Santa. Na Missa de Domingo de Ramos, por exemplo, pede-se aos fiéis que tragam consigo os ramos e "de nenhum modo seja permitido a entrega ou a troca de ramos"; na celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira antes da Páscoa, deve ser omitido o lava-pés tradicional e na Sexta-feira Santa apenas o ministro beija a cruz, sendo introduzida nessa liturgia uma intenção especial pelas vítimas da pandemia.

Não se prevê nenhuma alteração à Vigília Pascal.

Fica ainda a promessa de se fazer uma nova avaliação destas orientações em meados de abril, na Assembleia Plenária da CEP, "tendo em conta a situação de pandemia no país".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • isabel marta
    12 mar, 2021 lisboa 15:42
    fiquei tristemente surpreendida que o dia catorze domingo da quaresma não pudesse ser o reinicio das celebrçoes patrilhadas o domingo é que é o dia do senhor ou estarei enganada como na alenmanha ~e feriado na segunda feira de pascoa e nos preferimos que o feriado fosse sexta feira santa parece que esquece os o domingo o dia do senhor porque ele ressuscitou nesse dia.Por outro lado sempre se assinalou o domingo e sempre foi respeitado .Mo libano aqui ha uns anos era feriado a sexta por causa dos muçulmanos o sabado por causa dos judeus e o domingo por causa dos cristãos. Por esse pais fira ha muitas localidades que so teem missa dominical serã que se esqueceram disso;por isso terão de aguardar pelo domingo de ramos dia 28 para poder participar na missa. Somos ou não a fidelissima nação? no entanto apesar do governo não nos ter imposto como no ano passado total confinamento os senhores bispos acharam por bem dar um exemplo de civilidade,mas creio que isso se agora começa a quinze porque não se inicia no inicio da semana dia 14 .se a sexta feira santa é importante a segunda feira de pascoa tambem o ~e pois muitas vezes o senhor caminha conoosco e não o vemos, talvez seja eu que estou igual aos discipulos de emaus, Obrigado a todos que deus nos ajude a ajudar e que possamos ser coerentes.Quantos no iraque e no irão não podem festejar a pascoa nem teem liberdade para manifestar a sua fé .pelo menos por enquanto nós podemos. uma santa e feliz pascoa na alegria no amor e na paz
  • Jose Ferreira
    12 mar, 2021 Vila do Conde 09:34
    Mas mantêm-se aquelas regras do distanciamento? Parece conveniente...

Destaques V+