Tempo
|
A+ / A-

Atletismo

Benfica critica federação de atletismo e boicota Nacionais em pista coberta

09 mar, 2021 - 11:51 • Redação com Lusa

Dúvidas sobre as medidas sanitárias que a Federação Portuguesa de Atletismo irá implementar para a segurança dos atletas levam os encarnados a decidir não marcar presença nos Nacionais em pista coberta, este fim de semana, em Pombal.

A+ / A-

O Benfica anunciou, esta terça-feira, que não vai enviar nem a equipa masculina nem a feminina aos Nacionais de atletismo de pista coberta, que decorrem este fim de semana em Pombal, e criticou a Federação Portuguesa de Atletismo pela organização.

"O Benfica vem por este meio comunicar que as equipas seniores masculina e feminina de atletismo não marcarão presença no campeonato nacional em pista coberta. Isto porque a saúde tem de estar primeiro e ser a prioridade máxima para todos os intervenientes e envolvidos numa organização desta dimensão", escrevem as águias, em comunicado.

Citando respostas "escassas e completamente inconclusivas" da federação às preocupações dos 'encarnados', em torno da segurança e medidas em vigor devido à pandemia de Covid-19, lembram que é preciso respeitar o novo confinamento geral e promover "boas práticas" para minimizar possíveis contágios.

"Continuamos sem saber que medidas sanitárias existirão para todos os envolvidos; haverá testagem, por exemplo?", questiona o clube lisboeta, que critica ainda o facto de "não estar claro em que moldes se desenrolará a competição".

Em comunicado datado de 3 de março, a Federação Portuguesa de Atletismo informou que equacionou "a possibilidade de realizar a competição em dois fins de semana, com dois grupos de equipas em competição indireta". No entanto, "esta fórmula implicaria o prolongamento da competição de inverno para além do que se considera razoável. Optou-se assim pelo alargamento no fim de semana 13-14 de março, proporcionando a competição a um número mais superior de equipas".

"A participação de atletas e equipas será condicionada em função do número de atletas permitido pelas autoridades locais, sendo certo que se terá de realizar num formato adequado às contingências atuais e com um número mais reduzido de atletas", acrescenta a federação.


O Benfica considera que a data escolhida para a realização do evento é "completamente desajustada", por se seguir aos Europeus em pista coberta, que terminaram no domingo, observando que o clube estará ausente pela falta de testagem e medidas adequadas.

"Infelizmente, não nos parece realista acreditar que se criem e apliquem normas sanitárias eficazes e rigorosas em tempo útil para todos os competidores, a poucos dias da data definida", sustentam os encarnados.

Pedro Pablo Pichardo, campeão europeu de triplo-salto em pista coberta, será um dos ausentes dos Nacionais de atletismo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+