Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

​Instituições preocupadas com falta de plano de vacinação para os sem abrigo

01 mar, 2021 - 11:23 • Ana Lisboa , Cristina Nascimento

Instituições que apoiam as pessoas que vivem na rua estão preocupadas com a ausência de informação por parte das entidades competentes e lembram que este grupo é "vulnerável".

A+ / A-

Veja também:


As instituições de apoio aos sem-abrigo estão preocupadas com a falta de um plano de vacinação contra a Covid-19 para este grupo.

“Não temos qualquer informação sobre a vacinação e a integração das pessoas em situação de sem-abrigo nos grupos de risco da mesma. Já questionámos várias entidades, mas não há nenhuma informação definida por parte do Governo em relação a este grupo”, explica à Renascença o diretor do Centro de Apoio aos Sem-Abrigo, Nuno Jardim.

O responsável lembra que este é “um grupo vulnerável” e que “devia haver mais atenção”.

Por seu turno, a diretora geral da Comunidade Vida e Paz, diz que "a CVP tem feito alguma pressão e que estão junto das entidades. Até à data não temos qualquer informação acerca de algum plano que já exista para esse efeito".

Renata Alves acrescenta que as autoridades "ainda não conseguiram equacionar os moldes em que poderão acontecer as vacinas, tendo em conta também os constrangimentos e o acondicionamento das vacinas".

Portugal terá cerca de 7.100 pessoas na condição de sem-abrigo, quase dois terços concentradas nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, mas também na região do Algarve, não sendo ainda possível perceber se a pandemia aumentou o fenómeno, disse recentente o coordenador da Estratégia Nacional para a integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

Em Portugal, morreram 16.317 pessoas dos 804.562 casos de infeção confirmados pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+