Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Quinta

FC Porto deve replicar a "vontade e crença" da vitória com a Juventus

18 fev, 2021 - 12:45 • Pedro Castro Alves

Rui Quinta, antigo adjunto do FC Porto, lembra que Liga dos Campeões é diferente do campeonato, aponta “foco e ambição” como principais desafios dos dragões e atribui mérito a Conceição e aos jogadores pela vitória frente à Juventus.

A+ / A-

Rui Quinta, antigo adjunto de Vítor Pereira no FC Porto, avisa que jogar na Liga dos Campeões é muito diferente de jogar no campeonato português. No rescaldo da vitória diante da Juventus, Sérgio Conceição falou em “replicar” a exibição na Liga, mas Quinta diz que são “realidades distintas”.

“A realidade do campeonato é diferente da Champions. Por muito que se queira, o aspeto emocional dos jogadores valoriza muito com a dimensão do opositor. No campeonato, as coisas não se processam nesse registo. Penso que quando [Sérgio Conceição] fala em replicar no campeonato, fala nesta vontade e nesta crença de que é possível vencer. Já está, penso eu, a projetar o duelo com o Sporting”, explica em entrevista à Renascença.

Antes da receção ao líder, os dragões jogam na Madeira com o Marítimo. O ex-adjunto dos azuis e brancos aponta a necessidade de manter os jogadores “focados, entusiasmados e ambiciosos” como o principal desafio dos campeões nacionais.

"O grande desafio é manter os jogadores focados, entusiasmados e ambiciosos. A tendência natural é deixar as coisas correr. A seguir a estes jogos, depois da Champions e seleções, é sempre muito difícil preparar por causa do registo emocional. Sérgio está muito bem identificado com essas situações", aponta.

A tendência natural para o “relaxamento” é algo que Sérgio Conceição “já terá identificado” e a solução pode passar por “usar outros jogadores, que possam aproveitar a oportunidade para ajudar a equipa” e dessa forma diluir o “impacto emocional” da vitória europeia.

Sobre o jogo desta quarta-feira, Rui Quinta atribui o mérito ao treinador e aos jogadores do FC Porto, que provaram que “através da organização e do espírito da equipa, as coisas podem ser alcançadas” e é “sempre possível vencer”.

O FC Porto bateu a Juventus por 2-1, esta quarta-feira, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões

Rui Quinta foi adjunto de Vítor Pereira no FC Porto entre 2011 e 2013. Atualmente orienta o Salgueiros, 8º classificado da série C do Campeonato de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    18 fev, 2021 RaM 13:33
    O Boavista jogou melhor que esta Juventus. Tem bons jogadores, mas não tem equipa grande. Parabéns ao Porto.

Destaques V+