Tempo
|
A+ / A-

Petição

"Queremos que nos vejam". Desempregados lançam petição para alargar apoios sociais

28 jan, 2021 - 23:30 • Ana Carrilho

Abaixo assinado lançado esta quinta-feira já conta com mais de 300 assinaturas. Promotores querem reunir o número necessário de assinaturas para que a petição chegue à Assembleia da República.

A+ / A-

Três grupos de desempregados colocaram em circulação esta quinta-feira uma petição pública a favor da prorrogação e alargamento dos apoios sociais no desemprego, que conta já com mais de 300 assinaturas.

O documento lembra que há milhares de pessoas que esgotaram o subsídio de desemprego em dezembro e que, por isso, não estão abrangidas pela prorrogação de seis meses anunciada pelo Governo para quem terminava a prestação em janeiro.

Noutros casos, os beneficiários tinham acesso ao subsídio social de desemprego, prestação que o Governo não prorrogou, ao contrário do que fez em março.

Neste quadro, há famílias em grandes dificuldades, sem saber como pagar renda da casa, água, luz, gás e alimentação, e que apelam ao Governo para que renove automaticamente a atribuição destas prestações, bem como a redução do prazo para aceder ao Apoio aos Desempregados de Longa Duração, que, por lei, só pode ser pedido meio ano após a concessão do último subsídio social de desemprego.

Em declarações à Renascença, Sara Pereira, uma das primeiras subscritoras, explica que a petição foi lançada para “que seja feito o burburinho todo, para que nos vejam, para que nos deem voz”.

“Queremos que [a petição] vá mesmo à Assembleia da República”, revindica, ao mesmo tempo que sublinha que “não somos números, não somos só uma lista de centro de emprego… temos caras, nomes, idades”.

Organizados através das redes sociais, os peticionários já contactaram diversos órgãos de soberania, entidades e grupos parlamentares, mas, até ao momento, só o Bloco de Esquerda e a CGTP responderam.

De resto, os bloquistas entregaram na Assembleia da República um projeto de resolução sobre esta questão, que poderá ser discutido e votado já na próxima semana.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Semedo Fortes
    03 fev, 2021 Sacavém 02:48
    Eu recebo apenas 234,71€, e que a Segurança Social tinha me cortado, lá falei, consegui esse valor, moro na casa de câmara municipal de loures, não consigo pagar a renda, porque o valor é de 279,62€, tenho mais dois filhos desempregados tbm a receber o subsídio, mas não dá pra nada, é água, luz, gás, passe, alimentação é o que der. Estou aqui a morar, já algum tempo, mas não estou a conseguir pagar renda. Estou a procura do emprego desde que fui desempregada, neste momento concorri a candidatura de algum emprego na câmara, devido a pandemia, tá tudo cancelado, estou aguardando pela resposta da câmara. É MUITO COMPLICADO VIVER NUMA SITUAÇÃO DESSA E ADEMAIS COM A PANDEMIA, SÓ NOS RESTA TER PACIÊNCIA E VER ATÉ ONDE VAI CHEGAR. A ESPERANÇA É ÚLTIMA COISA A MORRER. OBRIGADA PELA VOSSA ATENÇÃO.
  • Sara Simões
    29 jan, 2021 Lisboa 10:31
    Link da Petição https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT105792

Destaques V+