Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carvalhal espera que pressão dos grandes não pare o futebol

19 jan, 2021 - 12:52 • Redação

O treinador do Sporting de Braga diz que uma paragem terá efeitos "catastróficos", "dramáticos", "horríveis". Surto de Covid-19 no Benfica não o leva a pensar que o jogo da meia-final da Taça da Liga pode ser adiado.

A+ / A-

Carlos Carvalhal espera que o futebol não pare, devido a pressões dos clubes grandes. O treinador do Braga relativiza o surgimento de surtos em alguns clubes, como já foi o caso do seu e como é o caso atual do Benfica, e afirma que as consequências de uma paragem, neste momento, serão catastróficas, horríveis e dramáticas.

"Espero que não seja a pressão dos clubes grandes a fazer com que o campeonato pare, porque se não houver esta competição [Taça da Liga] também irá parar no fim de semana. A não ser que se abra um clima de exceção para os clubes mais poderosos e que haja desigualdade perante os outros", avalia, para concluir que se tal acontecer "será horrível para o futebol."

O surto de Covid-19 no Benfica - 17 casos - levou o clube a questionar a Direção-Geral da Saúde sobre que medidas tomar no imediato, remetendo decisão da autoridade sanitária relativamente a uma eventual suspensão da atividade.

"Futebol tem feito trabalho extraordinário"

Carvalhal contorna um comentário à situação em concreto, mas recorre a um plano geral para se reportar ao caso e defender que o jogo com o Benfica deve realizar-se.

"Todas as equipas podem vir a ser penalizadas por terem um surto. O 'timing' do surto não é controlado. Eu posso reportar-me ao que aconteceu já esta época connosco. Em Alvalade tivemos oito indisponíveis e fomos a jogo, não parámos", recorda, na conferência de imprensa de antevisão do encontro com os encarnados.

O treinador lembra que o propósito manifestado pela Liga e por todos os clubes foi o de continuar a competir. O futebol, defende, "tem feito um trabalho extraordinário" na tentativa de controlo do risco de contágio por Covid-19.

Paragem terá consequências catastróficas

"Estamos a dar o exemplo", acrescenta, considerando que "os casos que acontecem no futebol são normais."

Nesse sentido, "a não ser que seja a DGS a considerar que não há condições para jogar", entende que não há motivo para parar. "Se acontecer será péssimo para o futebol. Será ruinoso se tivermos de parar e em termos simbólicos, de mensagem para a sociedade, será catastrófico", conclui.

O Braga, informa o treinador, está, por isso, preparado para o jogo com o Benfica, marcado para esta quarta-feira, às 19h45, em Leiria. A partida conta para as meias-finais da Taça da Liga, troféu que os minhotos venceram na época passada. Encontro com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+