Tempo
|
A+ / A-

Benfica com 17 novos casos de Covid-19

19 jan, 2021 - 09:05 • Redação

O clube questionou a DGS sobre se devia suspender atividade nos próximos 14 dias e a resposta foi remetida para a autoridade regional de saúde. Waldschmidt, Gilberto, Diogo Gonçalves, Vertonghen e Grimaldo são os jogadores infetados.

A+ / A-

O Benfica anunciou, em comunicado, que foram detetados 17 novos casos de Covid-19, entre jogadores, equipa técnica e "staff".

Os encarnados informam que "na defesa da saúde pública e da integridade física dos atletas envolvidos" remeteram para a Direção-Geral da Saúde (DGS) "a decisão de se apresentarem em competição nos próximos 14 dias."

Na resposta, a DGS atribuiu responsabilidade da decisão à autoridade regional de saúde, no que respeita aos infetados e aos contactos de risco, e ao Benfica, no que diz respeito aos restantes jogadores.

Perante esse esclarecimento, o Benfica, que havia cancelado a conferência de imprensa de Jorge Jesus de antevisão do jogo com o Braga e que estava agendada para as 14h00, ajustou o plano de preparação da partida, mediante as limitações.

Jesus não conta com cinco jogadores - Waldschmidt, Gilberto, Diogo Gonçalves, Vertonghen e Grimaldo - que estão entre os 17 infetados, e também não tem a assistência dos seus adjuntos, com a exceção de Tiago Oliveira. João de Deus, Fernando Ferreira e Pietra estão entre os novos casos. Márcio Sampaio e Mário Monteiro, outros dois elementos da sua equipa técnica, estão em isolamento desde a semana passada.

O presidente do clube, Luís Filipe Vieira, e Luisão, diretor técnico, também testaram positivo ao novo coronavírus.

Outros casos

Esta época já houve jogos da I Liga adiados devido a surtos de Covid-19, sendo que foram sempre as autoridades locais de saúde a determinar a suspensão temporária de atividade, como são exemplos jogos do Moreirense, do Gil Vicente e do Vitória de Guimarães.

Noutras situações, apesar do apelo de alguns clubes para o adiamento dos seus jogos, sem sinalização das autoridades sanitárias competentes não houve remarcação das partidas.

O último caso no futebol profissional aconteceu na segunda-feira, com o Sporting da Covilhã, que se apresentou no terreno do Estoril sem 13 jogadores, devido à Covid-19.

Outra meia-final da Taça da Liga em risco

A primeira meia-final da Taça da Liga, entre Sporting e FC Porto, está marcada para esta noite, mas ainda não certo que se realize.

O FC Porto ameaçou não se apresentar a jogo, devido ao que considera ser uma "intenção de cometer um atentado à saúde pública", por parte do Sporting.

Os leões anunciaram que Nuno Mendes e Sporar tiveram testes com resultado falso positivo. Os dois jogadores ficaram fora do jogo com o Rio Ave, na sexta-feira, mas após os novos testes realizados, estão disponíveis para o jogo com o Porto, não tendo de cumprir os 10 dias de isolamento, defende o Sporting, depois de ter comunicado a situação à Direção-Geral da Saúde e à Liga.

Os campeões nacionais reportaram a situação às mesmas instituições "de que as autoridades façam cumprir a lei, sob pena de ter de repensar a participação na 'final four' da Taça da Liga, para defesa de todos os intervenientes."

[notícia atualizada às 15h07, com resposta da DGS ao pedido de esclarecimento do Benfica e identificação dos jogadores infetados]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+