Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chega

GNR enviou para o Ministério Público informações recolhidas no jantar de Ventura em Braga

18 jan, 2021 - 14:18 • Celso Paiva Sol , Filipe d'Avillez

O jantar reuniu 170 pessoas num espaço não ventilado e sem ventilação. Os jornalistas foram insultados e um veículo da RTP vandalizado.

A+ / A-

A GNR diz que enviou para o Ministério Publico do Tribunal Judicial de Braga, todas as informações recolhidas durante o jantar-comício de apoio a André Ventura, realizado ontem à noite naquela cidade minhota.

Face às notícias de que o evento decorreu em violação de várias regras sanitárias em vigor, a GNR confirma em comunicado que acompanhou a realização do evento, que decorreu sem alterações à ordem publica.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, o Comando da Guarda Nacional Republicana (GNR) confirma que acompanhou a realização do evento, que se enquadrou no artigo do decreto lei sobre o novo confinamento que excetua da proibição de celebrações e eventos os atos que se realizem no âmbito da campanha para a as eleições presidenciais.

"A Guarda acompanhou a realização do evento procurando, nomeadamente, acautelar a manutenção da ordem pública, o que veio a ocorrer", esclarece a GNR.

No final do comício, a GNR diz ter contado 170 pessoas a quem foram servidas refeições, razão pela qual foi identificado o proprietário do estabelecimento. As imagens recolhidas durante o jantar permitem perceber que não foram respeitadas as distâncias de segurança no interior do restaurante e o espaço não tinha ventilação, segundo a imprensa.

A campanha de André Ventura garante que todas as regras foram respeitadas para este jantar, que recebeu luz verde da DGS. Apesar do “dever geral de recolhimento domiciliário” e num dia em que Portugal perdeu mais 152 pessoas para a covid-19, o diretor de campanha, mandatário nacional de André Ventura e membro da direção nacional do Chega, Rui Paulo Sousa, garantiu que o evento cumpriu a lei.

“Todos os eventos que estamos a realizar são feitos através das distritais, que contactam a Direção-Geral de Saúde (DGS), com os dados e o cumprimento de todas as regras de distanciamento, das mesas e dos lugares nas mesas”, disse.

Segundo a RTP, Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) tinha dado um parecer negativo ao evento que foi depois confirmado pelo delegado a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), mas o ACES Braga só já durante o dia de domingo terá tido conhecimento do documento, tal como a Guarda Nacional Republicana.

Segundo a imprensa que esteve presente no evento os apoiantes de Ventura vaiaram e insultaram os jornalistas que cobriram o evento, que foram descritos por elementos da direção do Chega como “inimigos” e um carro da RTP terá mesmo sido vandalizado no final do jantar, segundo a reportagem do “Expresso”.

[Notícia atualizada às 14h29]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Força, André!
    06 mai, 2021 Viva o Chega! 07:41
    Pena não ter estado tão atenta aos desembarques de imigrantes ilegais vindos de Marrocos. É que as deteções foram feitas pela população: a tal lancha fantástica que nem a marinha tem e o controle costeiro a cargo da GNR, estavam "de férias". Queixinhas por um jantar quando andam por aí hordas de tipos a beber ao ar livre e sem máscara só mostram a perseguição ao Chega! e como a cambada estabelecida começa a recear perder o lugar. Continue o bom trabalho, André.
  • Anónimo
    04 mai, 2021 Lisboa 10:35
    Prisão para toda essa escumalha! Assassinos! Não merecem o oxigénio que consomem!

Destaques V+