Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China

Mineiros chineses vivos oito dias depois de explosão numa mina de ouro

18 jan, 2021 - 15:25 • Filipe d'Avillez

Pelo menos 12 mineiros estão vivos, há outro grupo de 10 trabalhadores que ainda está desaparecido.

A+ / A-

Um grupo de 12 mineiros que ficaram presos depois de uma explosão numa mina de ouro há oito dias ainda está vivo e pediu aos socorristas que não desistam de os resgatar.

A explosão na mina de ouro em Hushan, no lesta da China, no dia 10 de janeiro, danificou os acessos e os sistemas de comunicação deixando as autoridades sem saber o que tinha acontecido aos trabalhadores.

Mas oito dias mais tarde os socorristas sentiram puxões em cabos que desceram através de furos feitos para o interior da mina e enviaram comida, medicamentos e papel e caneta. Em resposta receberam um bilhete manuscrito a indicar que há 12 mineiros enclausurados naquele espaço. Os trabalhadores pediram mais medicamentos, incluindo anti-inflamatórios e analgésicos e alertaram para níveis elevados de água.

No momento da explosão havia outros 10 trabalhadores no interior da mina sobre os quais nada se sabe.

As operações de busca vão assim continuar, com renovada esperança. Estas começaram tarde, porém, uma vez que o acidente foi divulgado com quase um dia de atraso. O facto já levou à destituição do responsável local do Partido Comunista Chinês.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+