Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ala pediátrica do Hospital de São João estará a funcionar no final deste ano

08 jan, 2021 - 12:34 • Marta Grosso com Lusa

“Já estamos a lançar concurso para os equipamentos”, anuncia o presidente do conselho de administração do centro hospitalar.

A+ / A-

A nova ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, estará a funcionar em pleno no último trimestre deste ano, disse o presidente do conselho de administração daquele centro hospitalar nesta sexta-feira.

“Já estamos a lançar concurso para os equipamentos. Este lançamento é precoce, mas o objetivo é não atrasar nada. Queremos muito que crianças, pais e profissionais estejam aqui, com todas as condições, no próximo Natal”, afirmou Fernando Araújo durante uma visita às obras, acompanhado pelo bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar.

A nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João está orçada em 26,7 milhões de euros e terá capacidade para 98 camas.

D. Américo Aguiar já tinha visitado o estaleiro em dezembro e mostrou-se, na altura, otimista. “Como cidadão fico realizado por ver que o projeto, apesar dos trambolhões, agora responde ao futuro, às melhores práticas e tem uma visão largada”, afirmou o também presidente da Irmandade dos Clérigos.

Na mesma ocasião, o presidente do conselho de administração sublinhava as “condições únicas” do futuro serviço pediátrico, quer “em termos de medicina quer em termos de humanização”.

“Já que é alguma coisa para futuro tentamos que esteja preparado para os desafios e para o que de melhor aconteça em termos de medicina na área da pediatria”, destacou Fernando Araújo.

Prometeu-se, então, que a nova ala pediátrica estaria pronta em junho deste ano.

Há mais de 10 anos que o hospital tem um projeto para construir uma ala pediátrica, mas só em 2019 saiu do papel, tendo a empreitada começado em 1 de outubro desse ano.

O serviço tem sido prestado em contentores, onde chegaram a estar internadas 36 crianças. Uma polémica fez acelerar a decisão da construção das novas instalações, que deverão entrar em funcionamento neste ano. Pelo meio, correu muita tinta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+