Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

DGS

Portugal não fará registo de quem não quer ser vacinado contra a Covid-19

29 dez, 2020 - 17:10 • Redação

Em Espanha está a ser estudada a hipótese de ser criada uma lista com os nomes dos que se recusarem a ser imunizados contra a doença.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse esta terça-feira, durante a conferência de imprensa de balanço da evolução da pandemia, que em Portugal as pessoas podem exercer o direito de não serem vacinadas e que isso não ficará registado.

Esta responsável relembrou que a vacina contra a Covid-19 é equivalente às restantes que existem em Portugal. Não é “um medicamento experimental", é "uma vacina que está plenamente autorizada”.

A vacina “não deixou de passar pelo crivo da Agência Europeia do Medicamento” em relação à qualidade, segurança e eficácia que detém, ressaltou.

“Em Portugal, a vacinação é um ato voluntário, fortemente incentivado”, afirmou Graça Freitas. “As pessoas podem exercer o direito a não ser vacinadas. E não ficará registado quem não quis ser vacinado. Faltas à vacinação podem ser registadas, excecionalmente, como por vezes se faz com as crianças."

Em Espanha está a ser estudada a hipótese de ser criada uma lista dos que se recusarem a ser vacinados contra o novo coronavírus.


NÚMERO DE MORTES DIÁRIAS DE COVID-19

Graça Freitas apelou ainda a que vacinação não leve os portugueses a baixarem a guarda e "não nos faça deixar as medidas básicas de distância física, utilização correta de máscara, arejamento dos espaços fechados mesmo no inverno, lavagem das mãos, etiqueta respiratória”.

“O vírus vai seguir a sua dinâmica de propagação e nós temos de tentar contrariá-lo”, argumentou.

A diretora-geral da Saúde alertou ainda para o facto de algumas pessoas não irem produzir anticorpos porque a vacina não é 100% eficaz. Isso significa que não irá desencadear uma resposta imunitária em todas as pessoas. Essa mesma resposta não será também igual em todas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+