Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Legionella - 11/11/2020

​H. Raposo

Legionella. “Sistema de saúde escolheu que as pessoas sem Covid iam morrer mais”

11 nov, 2020 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento


Comentadores da Renascença comentam o surto de legionella no Norte do país que já fez, pelo menos, seis mortos.

O comentador da Renascença Henrique Raposo mostra-se preocupado com a falta de atenção que as doenças não Covid estão a ter.

“O sistema de saúde escolheu que as pessoas sem Covid iam morrer mais”, disse o comentador no espaço de debate do programa da Renascença “As Três da Manhã”, a propósito do surto de legionella na região litoral norte do país que já fez pelo menos seis vítimas mortais.

Henrique Raposo aludiu às declarações domédico intensivista Gustavo Carmona que antevê estar para breve a altura em que se terá de começar a decidir quem são os doentes que serão salvos e os que vão ser deixados à sua sorte.

“É gravíssimo, é triste, mas isso já está a ser feito desde março e o sistema de saúde escolheu que as pessoas sem Covid iam morrer mais e estão a morrer em casa, sozinhas”, argumenta.

Já Jacinto Lucas Pires, por seu lado, lamenta que haja “falhas nas equipas no terreno”.

“Há falhas de pessoas, não há gente suficiente e especializada. Isso devia ter sido tratado antes, pelo menos depois da primeira vaga”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.