Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Museus, Monumentos e Palácios Nacionais com entrada gratuita ao fim de semana

11 nov, 2020 - 08:50 • Maria João Costa

Devido às regras de confinamento, os Museus, Monumentos e Palácios Nacionais têm novos horários. Sábado e domingo abrem entre as 10h00 e as 13h00, mas a entrada é gratuita.

A+ / A-

Se vive num dos 121 concelhos abrangidos pelas novas normas de confinamento ao fim de semana que o impedem de sair, a não ser para o estritamente necessário, saiba que pode aproveitar a manhã visitando com a família um dos Museus, Monumentos ou Palácios Nacionais de forma gratuita.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) anunciou em comunicado que “no contexto das regras de confinamento em vigor” o horário de abertura dos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais, aos fins de semana, passa a ser entre as 10 horas e as 13 horas. A última entrada tem como hora limite as 12h30, explica a mesma nota

Face ao encerramento destes equipamentos culturais à tarde, a DGPC decretou que “a título extraordinário” nos fins de semana de manhã a entrada nos Museus, Monumentos e Palácios Nacionais passa a ser gratuita.

Esta decisão da DGPC enquadra-se no Decreto-Lei 8/2020 que regulamenta a aplicação do estado de emergência em 121 concelhos do país, no âmbito das medidas preventivas de resposta à pandemia da Covid-19.

A DGPC tutela 156 museus integrados na Rede Portuguesa de Museus, e monumentos e palácios nacionais, como os palácios da Ajuda e Mafra, ou o Castelo de Guimarães.

Já antes alguns museus tinham anunciado alterações aos horários ou, em alguns casos optaram pelo encerramento total.

Face às novas regras de confinamento, em vigor até 23 de novembro, por exemplo, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Belém decidiu fechar portas nos próximos dois fins de semana - dias 14 e 15, e 21 e 22 de novembro. Durante a semana manterá o horário das 11 horas às 19 horas.

Atualmente com a exposição dedicada a René Lalique, a Gulbenkian vai manter o seu museu aberto nos próximos dois fins de semana, entre as 09h30 às 12horas.

Quanto ao Museu Coleção Berardo, no Centro Cultural de Belém, vai encerrar aos sábados e domingos, às 13 horas, sendo a última entrada às 12h30. Quem também optou por fechar portas foi o Museu do Dinheiro, em Lisboa que não terá visitas nos fins de semana de 14 e 15 e de 21 e 22 de novembro.

No Porto, o parque e museu da Fundação de Serralves também só estarão abertos durante a manhã, nos fins de semana do confinamento.

Nos 121 municípios mais afetados pela pandemia vigora, até 23 de novembro, o recolher obrigatório entre as 23 horas e as 5 horas, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana de 14 e 15 de novembro, e de 21 e 22 de novembro, de acordo com as novas regras de confinamento decretadas pelo Governo há "limitação da liberdade de circulação" entre as 13 horas de sábado e as 5 horas de domingo e as 13 horas de domingo, e as 5 horas de segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+