Tempo
|
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Epidemiologista prevê 11 mil casos e 100 mortes diárias por Covid-19 em dezembro

10 nov, 2020 - 19:39 • Joana Gonçalves

Projeção tem por base cenário em que as restrições aplicadas pelo Governo para conter a propagação do coronavírus se revelem ineficazes.

A+ / A-

Veja também:


Na semana em que Portugal tem registado novos máximos de mortes associadas à Covid-19, há quem preveja um pico de 11 mil casos e uma centena de óbitos diários devido à doença já no próximo mês de dezembro.

As projeções são do professor de epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Manuel Carmo Gomes, com base num cenário em que as medidas do Governo no âmbito do estado de emergência não se revelem eficazes.

“Eu não sei se os portugueses vão ou não aderir às medidas e não consigo avaliar que impacto terá no Rt”, mas se este indicador se mantiver estável “Portugal chegará, na segunda semana de dezembro, aos 11 mil casos diários”, adianta o especialista, em entrevista à Renascença esta terça-feira.

De acordo com a mesma previsão, na semana seguinte, o número de mortes chegará a um máximo de 100 em apenas 24 horas.

A taxa de letalidade global da Covid-19 em Portugal baixou face à primeira vaga, mas o número de vítimas mortais por dia tem vindo a aumentar.

“A probabilidade de o doente infetado morrer baixou, mas como o número de internamentos tem continuado a subir muito, em termos absolutos, o número de mortes também sobe muito”, explica o epidemiologista.

No entanto, se as medidas adotadas pelo Governo se revelarem eficazes, o número de infeções, internamentos e mortes pode desacelerar, assegura Carmo Gomes.

Portugal registou, esta terça-feira, mais 62 mortos e 3.817 infetados com Covid-19. Com estes números, Portugal ultrapassou as três mil vítimas mortais (3.021) desde o início da pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gaspar
    10 nov, 2020 Leiria 20:19
    Parem de amedrontar mais as pessoas do que elas já estão.

Destaques V+