Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

1935-2020

​Morreu a jornalista e escritora Helena Marques

20 out, 2020 - 10:01 • Maria João Costa

Autora de livros como "O Último Cais", com que venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores ou "Ilhas Contadas", tinha 85 anos.

A+ / A-

Morreu a escritora Helena Marques, aos 85 anos. A notícia é avançada pela Editora Leya e Dom Quixote. A autora de livros como "O Último Cais", com que venceu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores ou "Ilhas Contadas", tinha origens da Ilha da Madeira.

Começou a sua carreira de jornalista, que se estendeu por 36 anos, no "Diário de Notícias" do Funchal e terminou no "Diário de Notícias" de Lisboa, onde trabalhou entre 1978 e 1992, e foi diretora-adjunta, de 1986 a 1992, sob direção de Dinis de Abreu.

Foi a primeira mulher a ocupar funções de direção num órgão de informação em Portugal.

Helena Marques publicou o seu primeiro livro "O Último Cais", em 1992, obra muito aclamada que recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores, o Prémio Máxima de Revelação, o Prémio Procópio de Literatura e o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa.

"O Bazar Alemão", publicado em 2010, é o seu mais recente livro e, em 2013, foi-lhe atribuído o Prémio Gazeta de Mérito.

A sua obra literária está traduzida em várias línguas (alemão, italiano, castelhano, grego, romeno e búlgaro).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+