Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal regista mais 1.278 casos e dez mortes por Covid-19. É o segundo pior dia desde o início da pandemia

08 out, 2020 - 13:17 • Redação

Nos hospitais portugueses estão internadas 801 pessoas com Covid-19, são mais 37 em comparação com o balanço do dia anterior.

A+ / A-

Veja também:


Portugal regista mais dez mortes e 1.278 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico divulgado esta quinta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS).

É o segundo dia com maior número de novas infeções desde a chegada da pandemia ao país. Já tinha sido registados 1.516 casos positivos, a 10 de abril, mas esse número deveu-se à inclusão de notificações de dias anteriores.

Desde a chegada da pandemia, no final do mês de fevereiro, foram diagnosticadas 82.534 infeções pelo novo coronavírus.

O número total de vítimas mortais aumenta para 2.050 até esta quinta-feira, avança a DGS.

Nos hospitais portugueses estão internadas 801 pessoas com Covid-19, são mais 37 em comparação com o balanço do dia anterior.

O número de internados nos cuidados intensivos é agora de 115, um aumento de 11 em 24 horas.

Portugal tem mais 788 casos ativos de Covid-19, num total de 28.967.

O boletim desta quarta-feira regista uma subida dos contactos em vigilância. São mais 159 pessoas em comparação com o dia anterior, num total de 46.182.


Em relação aos recuperados, mais 480 pessoas estão agora livres da doença.

Numa análise por regiões, o Norte regista 642 novos casos e cinco mortes, seguido de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) com mais 482 casos e três mortes.

O Centro tem mais 101 casos e duas mortes, o Algarve mais 30 infeções, o Alentejo nove casos, a Madeira mais 10 e os Açores mais quatro.

Governo avalia medidas na próxima semana

Depois de estes números serem conhecidos, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, disse que o Governo vai reavaliar a necessidade de novas medidas.

“Para a semana é o momento de rever o conjunto de regras que aplicamos e que revemos quinzenalmente e os números que estamos a conhecer neste momento são os números que tínhamos previsto até que acontecessem já há alguns dias”, disse em declarações aos jornalistas à margem do Conselho de Ministros.

É nesse quadro de avaliação da evolução que a pandemia tem tido nas últimas semanas que, de acordo com Mariana Vieira da Silva, na próxima semana o Governo vai tomar as decisões necessárias, explicando que neste momento não tem condições de as antecipar uma vez que é preciso fazer avaliações.

“A disponibilidade de revisão das medidas é total”, garantiu.

O secretário de Estado da Saúde já tinha avançado esta quinta-feira de manhã que Portugal ia ultrapassar a barreira psicológica dos mil casos diários de Covid-19.

"Temos de nos preparar para o que aí vem", disse António Lacerda Sales, citado pelo "Jornal de Notícias".

A 18 de setembro, o primeiro-ministro, António Costa, já tinha admitido uma subida do número de casos de Covid-19, com o fim das férias e o regresso às aulas.

A manter-se o ritmo de crescimento de diagnósticos de Covid-19, Portugal chegará “seguramente aos mil novos casos diários na próxima semana", admitiu António Costa, em conferência de imprensa após uma reunião de urgência do gabinete de crise.

António Costa deixou um aviso os portugueses: "Agora, o controle da pandemia depende da responsabilidade de cada um de nós".

A situação de contingência que vigora em Portugal continental desde 15 de setembro está oficialmente prolongada até às 23h59 de 14 de outubro.

Entre as medidas aplicadas está a limitação das concentrações a 10 pessoas, salvo se pertencentes ao mesmo agregado familiar, na via pública e em estabelecimentos e a proibição da venda de bebidas alcoólicas em áreas de serviço ou em postos de abastecimento de combustíveis.

[notícia atualizada]

EVOLUÇÃO DA COVID-19 EM PORTUGAL

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+