Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

República celebrada com presidenciais à mistura e a Covid a assustar

05 out, 2020 - 09:21 • Eunice Lourenço

Ferro e António Costa tiveram testes negativos o que lhe permite participar na sessão que decorre esta segunda-feira no Salão Nobre da Câmara de Lisboa

A+ / A-

Veja também:


Quatro dos 13 participantes na cerimónia comemorativa dos 110 anos da implantação da República estiveram na reunião do Conselho de Estado, que decorreu na terça-feira, em Cascais, e na qual também participou o conselheiro António Lobo Xavier, que este domingo soube que está infetado com Covid-19.

Os testes a vários conselheiros decorreram logo na noite de domingo. E Ferro Rodrigues e António Costa souberam de madrugada que os seus testes deram negativo, o que lhe permite participar na sessão solene que decorre na manhã desta segunda-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Lisboa.

De acordo com informação prestada pela Presidência da República também os ex-presidentes Jorge Sampaio e Aníbal Cavaco Silva, a provedora de justiça, Luísa Amaral, e os conselheiros Francisco Pinto Balsemão, Leonor Beleza e Francisco Louçã foram testados ainda na noite de domingo e também tiveram resultados negativos.

O Presidente da República já tinha sido testado na semana passada, ainda antes de saber da infeção de Lobo Xavier, também com resultado negativo, mas voltou a fazer teste este domingo. Os restantes conselheiros devem ser testados esta segunda-feira.

De acordo com as informações divulgadas de madrugada, falta saber se o presidente do Tribunal Constitucional consegue a tempo o resultado negativo para participar nas comemorações do 5 de outubro. Além de Marcelo, Ferro e Costa, o juiz conselheiro Costa Andrade também acumula a circunstância de ser conselheiro de Estado e um dos poucos convidados para a sessão desta segunda-feira.

A sessão conta, como habitualmente, com os discursos do presidente da Câmara de Lisboa e do Presidente da República e só estão convidados o presidente do Parlamento, o primeiro-ministro, os quatro presidentes dos tribunais superiores e cinco vereadores, um de cada força política representada na Câmara.

Uma sessão que volta ao Salão Nobre da Câmara de onde saiu em 2006, por iniciativa do então Presidente Cavaco Silva, para passar a realizar-se preferencialmente no Largo do Municípios. Outro espaço onde também já se realizou foi no Pátio da Galé, um espaço para eventos na Ala Poente do Terreiro do Paço, onde este sábado Marisa Matias fez uma apresentação da sua candidatura presidencial.

A proximidade das eleições presidenciais marca, aliás, este ano as comemorações do Dia da República. Na tarde, desta segunda-feira também a candidata Ana Gomes organiza uma “sessão evocativa da data da implantação da República”, no Teatro da Trindade, em Lisboa.

Esta sessão será a primeira de um conjunto de iniciativas de debate público sob o lema "Cuidar da República e do Estado de Direito", que Ana Gomes irá realizar durante o mês de outubro em vários locais do país. O modelo é de conversa, com a candidata a responder a perguntar sobre atualidade política e social colocadas por um painel de oito pessoas.

No ano passado, o 5 de outubro foi vivido em pleno dia de reflexão para as eleições legislativas, pelo que teve um figurino muito diferente do habitual. Este ano, a data volta a ser marcado pela aproximação de um momento eleitoral, mas sobretudo pela pandemia de Covid-19, que condiciona o modelo da celebração e que causou um susto de véspera que a podia ter posto em causa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+