Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

5 de outubro. Comemorações diferentes em dia de reflexão e luto nacional

05 out, 2019 - 09:17 • Maria João Costa , Marta Grosso

Presidente da República, presidente da Câmara de Lisboa e vereadores de vários partidos estiveram presentes numa pequena cerimónia nos Paços do Concelho.

A+ / A-

Assinala-se, neste sábado, o Dia da Implantação da República, mas este ano em moldes muito diferentes do que é habitual. Hoje, é dia de reflexão para as eleições legislativas de domingo e é também dia de luto nacional, decretado pelo Governo na sequência da morte de Freitas do Amaral.

Por causa disso, a bandeira portuguesa foi içada, mas ficou a meia haste.

Na rua, junto aos Paços do Concelho, e também ao contrário do que é habitual nestas comemorações, não havia populares.

A cerimónia começou às 9h00 (uns minutos antes). Marcelo Rebelo de Sousa, Fernando Medina (presidente da Câmara de Lisboa) e os vereadores dos vários partidos políticos representados na autarquia, entre outras entidades, ouviram o Hino Nacional e assistiram ao hastear da bandeira.

Depois, dentro do edifício, perante a partitura original de "A Portuguesa", ouviram a diretora do Museu da Presidência, Maria Antónia Matos, falar sobre a sua história.

Neste sábado, este foi o único discurso que teve lugar.

O Presidente da República despediu-se depois dos presentes. Às 12h00 estará presente na missa fúnebre de Freitas do Amaral e, à noite (21h00), falará aos portugueses para apelar ao voto no domingo.

No início, os discursos das comemorações do 5 de outubro aconteciam no Salão Nobre dos Paços do Concelho, mas, em 2006, o então Presidente da República Cavaco Silva decidiu trouxe as cerimónias para a rua, passando para a Praça do Município, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+